A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou nesta quarta-feira (30), uma capacitação para aplicadores das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap). O treinamento segue até a sexta-feira (1º), nos turnos da manhã e tarde, e é voltado para diretores de escolas e para os professores.
Durante os três dias, cerca de 400 profissionais da Educação de 68 escolas municipais (zona urbana e do campo), participam do treinamento, em uma faculdade no centro da capital.
A articuladora do Educa Macapá, Adriana Leal, uma das responsáveis pela organização do evento, ressaltou que a capacitação é necessária para garantir a lisura do processo de avaliação nas escolas do município.
“Os aplicadores serão professores do 1º, 3º e 4º anos e os diretores serão os coordenadores de escolas nos dias das avaliações. Os professores das turmas que passam pela avaliação, ficam fora de sala para garantirem a lisura do processo”, explicou Adriana Leal.
O professor Rondiney Silva, da Escola Eunice Picanço falou da importância de participar da capacitação.
“É importante para que possamos entender os procedimentos das etapas de aplicação da avaliação, desde o momento em que o material chega para os aplicadores e como proceder diante de qualquer situação dentro desse processo”, destacou o professor.
Este ano, o Sispaeap acontece nos dias 7 de novembro para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e 8 de novembro para alunos do 2º ano. O sistema é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada, implantado pelo estado em 2019, cuja avaliação tem o objetivo de mensurar os índices educacionais de todos os municípios do Amapá.
Os resultados servem como indicadores do nível de alfabetização dos estudantes, implementação de melhorias e acesso a recursos e benefícios para a educação.
Confira mais fotos: