Amapá

Prefeitura de Macapá inicia fase documental do concurso da educação

Published

on

Após a convocação de mais 250 professores e 10 pedagogos habilitados no último concurso da educação, a Prefeitura de Macapá iniciou na manhã desta sexta-feira (30), a fase documental do certame.

A etapa tem caráter eliminatório e ocorre na Escola Municipal de Educação Infantil Meu Pé de Laranja Lima, localizada no bairro Santa Rita. Para garantir o distanciamento social, os habilitados foram separados em grupos de aproximadamente 40 pessoas por dia de atendimento. Os candidatos têm até o dia 07 de maio para entregar todos os documentos exigidos no edital nº 073/2021-PMM, disponível no site da Prefeitura de Macapá, no link https://bit.ly/3vr48w3.

“Nós estamos muito felizes com a chegada desses novos profissionais, pois eles entram para suprir as carências que identificamos no nosso quadro funcional e contribuir com as mudanças que pretendemos realizar para tornar a educação mais eficiente e acessível aos nossos estudantes”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Edielson de Souza.

O concurso foi realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em 2018 e teve a validade ampliada por mais dois anos pelo prefeito Dr. Furlan em janeiro deste ano.

Leia Também:  Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 27 de dezembro de 2020

Fim da espera
A professora Liliam dos Santos finalizou a etapa documental com um sorriso que transparecia mesmo com a máscara vermelha que cobria seu rosto. Seu pai era vigilante e sua mãe era costureira. Por vir de uma família sem muitos recursos, pra ela, a vida nunca foi fácil. Ela descobriu a vocação de ser professora ainda na fase da adolescência, quando ajudou a alfabetizar seus cinco irmãos menores, enquanto dividia o tempo entre a escola e o trabalho precoce.

Ela conta que, na juventude, fez faculdade de pedagogia e teve que vender diversos pertences para custear as mensalidades do curso. Após passar no concurso, a demora para a sua convocação fez com que ela tivesse que arranjar outros meios de sobrevivência.

“Foram quase três anos de muita espera. Fui babá, empregada doméstica e consegui trabalhar como professora. Agora eu estou muito feliz porque o prefeito cumpriu a promessa que fez e eu estou conseguindo realizar o sonho da minha vida”, celebrou Liliam.

Os 260 profissionais que entram no quadro efetivo do município serão lotados nas turmas onde há carência de servidor, nas áreas urbana e rural de Macapá. Os professores e pedagogos podem exercer suas atividades tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Leia Também:  Economia reaquecida: Polícia Militar reforça segurança no centro comercial de Macapá

Próximas etapas
Ao passarem pela fase documental, os candidatos são encaminhados para a Junta Médica do Município de Macapá, onde deverão apresentar todos os exames admissionais exigidos. Essa fase de exame médico também é eliminatória e acontece do dia 03 ao dia 14 de maio.

No dia 19 de maio sai a lista preliminar dos candidatos aptos para a nomeação. A posse está marcada para o dia 31 de maio.

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MAIS LIDAS DA SEMANA