InícioAmapáPrefeito de Macapá vacina 1° criança contra a Covid-19 na cidade

Prefeito de Macapá vacina 1° criança contra a Covid-19 na cidade

Foto: Rogério Lameira

Na manhã desta segunda-feira (17) a Prefeitura de Macapá iniciou a vacinação do público infantil e seguindo as determinações do Ministério da Saúde (MS), inicialmente serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades.

Glenda Leticia de Souza, 11 anos, foi a primeira criança imunizada com a vacina pediátrica da Pfizer, aplicada pelo prefeito da capital, Dr. Furlan, em cerimônia realizada na Unidade Básica de Saúde, Padre Raul Matte, localizada no bairro Zerão.

“É satisfatório e especial a chegada deste dia: a vacinação das nossas crianças, dando continuidade à Campanha Nacional de Imunização. A Prefeitura de Macapá sempre seguiu à risca o Plano Nacional de Imunização [PNI] e isso foi de fundamental importância para redução do número de casos de pacientes internados e graves em nossa cidade. Vamos executar essa campanha com muito cuidado, desde o acolhimento até o momento da vacinação”, destacou Furlan.

Durante a cerimônia, as crianças foram recebidas na Unidade com música, atividades recreativas e entrega de kit de higiene bucal, além do Certificado de Coragem – documento simbólico entregue aos menores para motivar e guardar na memória o momento de imunização.

O avô de Glenda, Osvaldo Gibson, 63 nos, conta que estava na expectativa para a vacinação da neta e foi o primeiro a chegar na Unidade, às 7h30. Em sua casa todos já tomaram pelo menos a primeira dose do imunizante, faltando apenas as crianças. “Glenda possui a síndrome Treacher Collins e faz tratamento fora do estado. Por conta da pandemia até o tratamento tinha sido suspenso, nossa preocupação ficou redobrada, o medo dela ser contaminada é grande. Hoje é um dia emocionante, minha neta está imunizada”, disse.

Síndrome de Treacher Collins
Também chamada de Disostose mandibulofacial, é uma doença genética rara caracterizada por malformações na cabeça e na face, deixando a pessoa com os olhos caídos e um maxilar descentralizado devido ao desenvolvimento incompleto do crânio, podendo acontecer tanto em homens como em mulheres.

Vacina Pediátrica
Mayse Pinheiro Silva, 7 anos, e Enzo Santos Monte, 9 anos, também receberam a primeira dose da vacina aplicada pelo prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Prefeitura deve vacinar aproximadamente 70 mil crianças, seguindo a estratégia de imunização da Secretaria. A vacinação para o público infantil não é obrigatória e acontece exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 17 unidades voltadas para aplicação do imunizante.

O imunizante utilizado para o público infantil é da Pfizer-BioNTech, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os frascos possuem a cor diferente ao usado na vacinação para adultos, com a tampa na cor laranja, já o de adultos com a tampa na cor roxa.

A dosagem também é diferente, assim como o intervalo para aplicação da segunda dose. Para crianças a dosagem significa um terço do imunizante para adultos, que é 0,2 ml, sendo 10 microgramas por dose. O esquema vacinal compreende duas doses com intervalo de oito semanas.

Locais e Documentos necessários:
UBSs Fazendinha, Coração, Marabaixo, Padre Raul Matte, Leozildo, Congós, Pedrinhas, São Pedro, Rosa Moita, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Pacoval, Novo Horizonte, Brasil Novo, Curiaú, BR-2010 e Marcelo Cândia.

Para vacinação é necessária apresentação da cópia e original de documento oficial com foto, carteira de vacinação, comprovante de residência e para crianças com comorbidade laudo que comprove a condição.

Para receber o imunizante a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA