Com a missão de defender propostas e gerar soluções para o enfrentamento dos desafios das emergências climáticas, a delegação amapaense embarca nesta segunda-feira, 5, para participar da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), promovida pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O evento, realizado em Brasília/DF, ocorre a partir desta terça-feira, 6, e encerra na sexta-feira, 9.
Para alinhar os debates em torno do tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, ainda nesta segunda-feira, 5, a gestora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Taisa Mendonça, reuniu com a delegação na Sala de Situação da Sema.
“Para esse enfrentamento de mudanças climáticas, é indispensável que cada vez mais se adotem iniciativas sustentáveis aliadas ao desenvolvimento que contribuam para a floresta viva e a qualidade de vida das pessoas, e o Amapá tem esse potencial. A Conferência é um momento de apresentar nossas propostas do estado alinhadas a estratégias nacionais de mitigação, adaptação e planos setoriais”, destacou Taisa.

A poucos meses da COP30, a programação reúne delegações de todos os estados, dos segmentos sociedade civil, setor público e privado. Além disso, a proposta visa discutir e aprovar diretrizes que colaborem com políticas públicas, programas e projetos para efetivação da gestão ambiental no âmbito nacional, respeitando as especificidades de cada região.
O delegado de Meio Ambiente, Roberto Maia, representante do município de Serra do Navio, afirma que a retomada da Conferência, que não ocorria há 13 anos, marca um novo momento para a gestão ambiental.

“Vivemos um novo momento que exige um esforço conjunto para enfrentar as mudanças climáticas, mas que também abre portas para outras alternativas, e oportunidade de mostrar o que temos como solução e o desenvolvimento sustentável é o caminho. Hoje a nossa realidade com as novas tecnologias e pesquisas nos permite desenvolver sem os danos de antigamente. Nossas expectativas para essa Conferência são muito positivas”, declarou Maia.
Os 30 delegados que integram a delegação amapaense foram eleitos durante a etapa estadual da conferência, promovida pelo Governo do Estado no mês de março, em Macapá. Na ocasião, também foram aprovadas duas propostas voltadas à exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial do Amapá, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades tradicionais. O resultado com a lista das diretrizes e de participantes foi divulgado pela Sema, que coordenou o processo.
Confira o caderno de propostas por Grupo Temático, as propostas do Amapá e a relação de delegados eleitos para 5ª Conferência Nacional:
Fonte: Agência de Notícias do Amapá