Plano de ação do Governo permite ao Amapá receber recursos federais para minimizar impactos causados pelo apagão

0
294


O Governo do Estado do Amapá apresentou nesta segunda-feira, 9, à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Plano de Ação para minimizar os impactos ocasionados pelo apagão que atingiu o estado. Documento permite ao executivo estadual receber recursos federais para execução em ações relacionadas a falta de energia no estado.   

Estão previstas locações de viaturas para a saúde, combustível, geradores, entre outros materiais.

“Temos toda força empregada, humana, financeira, infraestrutura, atuando em duas frentes, uma na área da Defesa Civil e a outra no restabelecimento da energia”, explicou o governador do Amapá, Waldez Góes.

Após a apresentação do plano, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Social, Alexandre Lucas Alves, informou que apresentará a demanda para a liberação do recurso entre R$ 25 e R$ 27 milhões. Com a aprovação, uma portaria para publicação extra será feita, para que ainda nesta terça-feira, 10, o estado possa executar as despesas.

“O estado tem feito um grande trabalho e o nosso objetivo é agregar recursos para que a população do Amapá seja melhor assistida”, informou Alves.

Os governos estadual e federal trabalham em várias frentes, assistência humanitária, reestabelecimento de estruturas críticas e setor privado, para ajudar o Amapá neste momento.

O Governo do Amapá segue trabalhando na assistência à população e cobrando do Governo Federal e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o fornecimento 100% da energia em todo o estado, o mais breve possível.

Fonte: Governo AP