InícioAmapá‘Os consensos construídos em favor do Amapá têm feito a diferença’, destaca...

‘Os consensos construídos em favor do Amapá têm feito a diferença’, destaca governador Clécio Luís em agenda histórica com o presidente Lula

As principais lideranças políticas do Amapá e do Brasil se reuniram durante a visita do presidente Lula ao estado

Em uma visita histórica no Amapá, na quinta-feira, 13, o presidente Lula oficializou a doação da “Área J”, da União, conhecida como Parque Aeroportuário, e o repasse das seis glebas rurais restantes para regularização fundiária. A maior agenda do Governo Federal no estado foi ressaltada pelo governador Clécio Luís como fruto da construção de consensos entre diferentes lideranças políticas para o desenvolvimento da região.

O momento, aguardado pela população há mais de 35 anos, marca o avanço das tratativas de regularização fundiária, habitação e urbanização, articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal, e Randolfe Rodrigues. Ao lado de Lula, dos senadores e do ministro Waldez Góes, o chefe do Executivo Estadual também anunciou o arrendamento do terminal MCP03 do Porto de Santana, a adesão do Amapá ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, e a entrega de chaves para as famílias contempladas com moradias no Residencial Nelson dos Anjos, na Zona Sul da capital. 

“O presidente Lula trouxe grande parte da Esplanada dos Ministérios ao Amapá para prestigiar o estado e sua população. Temos diferenças – de partidos, de ideias e até de perfis –, mas o mais importante é construir consensos em favor do Amapá. É isso que tem feito a diferença. Por isso, o estado vive e viverá seus melhores momentos de desenvolvimento humano, social e econômico”, destacou o governador Clécio Luís. 

Governador Clécio Luís e presidente Lula

Esta é a segunda visita de Lula ao Amapá desde que assumiu a Presidência em 2023. A última agenda no estado foi a entrega das etapas 3 e 4 do Residencial Miracema, beneficiando mil famílias na Zona Norte de Macapá. Em seu discurso, o presidente destacou que seu governo foi o que mais entregou moradias populares e defendeu investimentos em educação e na autonomia financeira da população brasileira e amapaense. 

Presidente Lula abraça beneficiaria do Residencial Nelson dos Anjos

“Se alguém tem direito de crescer, é o povo brasileiro e o povo do Amapá. Dinheiro na mão do povo significa crescimento econômico, porque os mais pobres precisam participar ativamente da vida econômica do país. Quem está na Presidência não é o Lula, é o povo”, enfatizou o presidente. 

O líder do Governo Federal no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, destacou o protagonismo político do Amapá em Brasília, lembrando a conquista de Davi Alcolumbre a presidir o Senado Federal pela segunda vez e a atuação do ministro Waldez Goés. As lideranças foram fundamentais na articulação das medidas de regularização fundiária, habitação e urbanização anunciadas pelo presidente Lula no estado. 

Senador Randolfe Rodrigues segurando placa de inauguração do Residencial Nelson dos Anjos

“A sua visita ao Amapá é histórica pelo conjunto de conquistas que estamos celebrando. Em todas as vezes que o senhor veio aqui, foi para entregar algo ao povo, e desta vez não é diferente. Tenho enorme gratidão pelas ações que têm melhorado a vida dos amapaenses. Só alguém que conhece o sofrimento do povo pode ser responsável por garantir dignidade a quem mais precisa”, pontuou Rodrigues. 

O senador Davi Alcolumbre destacou a importância da presença do Governo Federal no estado. Para ele, os benefícios anunciados, com foco nas demandas reais do povo amapaense, são demonstrações concretas de um olhar atento, especialmente para as desigualdades regionais. 

“Estamos realizando eventos significativos, mostrando que Brasília está conectada com a realidade do Amapá. O nosso governo tem um olhar atencioso para aqueles que mais precisam, e isso acontece porque há um líder que orienta essa agenda e estende a mão aos que mais carecem”, afirmou Alcolumbre. 

Senador Davi Alcolumbre é um dos principais articuladores com o Governo Federal

O ministro Waldez Goés destacou a magnitude das entregas e compromissos assumidos durante a visita do presidente Lula ao Amapá, e ressaltou que, durante a agenda, ministros assinaram novos compromissos e avançaram com aqueles já assumidos, demonstrando a seriedade e o compromisso com o estado. 

“Já no terceiro mandato, ninguém conhece o Brasil tão a fundo quanto o presidente Lula. No Amapá, ele não conhece só Macapá e Santana, mas Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque, Serra do Navio. Isso demonstra o quanto estamos frente à pessoa mais comprometida com o povo brasileiro, e nos enche de felicidade e orgulho”, afirmou Goés.

Ao lado do governador Clécio, ministro Waldez cumprimenta presidente Lula

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA