InícioAmapá'Oportunidade de aprender algo novo’, diz indígena sobre oficinas itinerantes do Governo...

‘Oportunidade de aprender algo novo’, diz indígena sobre oficinas itinerantes do Governo do Estado em Oiapoque 

Elinaldo Galibis relatou que o momento de capacitação é uma oportunidade que sempre quis ter

No mês da Resistência Indígena, por meio de uma oficina itinerante empreendedora promovida pelo Governo do Amapá, Elinaldo Galibis, do povo Galibi Maworno, da comunidade Kumarumã, pôde realizar o sonho de profissionalizar-se no curso de estética e beleza. As aulas aconteceram na segunda-feira, 7, na Escola Indígena Estadual Camilo Narciso.

Formação auxilia na renda extra e conhecimento dos participantes

“Hoje sou acadêmico, mas vejo os profissionais trabalhando na área da beleza e sempre tive vontade de aprender a teoria e a prática. Poder participar desse curso é muito importante para mim porque é uma oportunidade de conhecer algo novo para trazer à minha comunidade”, destacou Elinaldo. 

Com olhares atentos a cada detalhe da explicação, a estudante Cleonice Alexandra, de 19 anos, também participou das aulas do curso de aplicação de cílios e designer de sobrancelhas, e evidenciou sobre como a formação vai servir no cotidiano. 

“Pretendo aprender todas as técnicas de como colocar um cílio, como fazer uma boa sobrancelha, porque também quero ensinar outras pessoas. Está sendo uma boa oportunidade para gente que gosta de se arrumar, e quem sabe poder trabalhar com isso”, completou a jovem.

Estudante Cleonice Alexandra, de 19 anos

Durante o dia, os moradores também puderam fazer outras oficinas como cursos de corte de cabelo, oficinas de primeiros socorros e combate a incêndios e elaboração de projetos e portfólios para submeter em editais culturais.

A ação é coordenada pela Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) com apoio das secretarias de Estado do Trabalho (Sete), Meio Ambiente (Sema), Pesca e Aquicultura (Sepac), Educação (Seed), da Fundação Marabaixo, do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP).

Curso de corte de cabelo durante o Abril da Resistência, mês de conscientização indígena
Instrução de salvamento terrestre do Corpo de Bombeiro Militar do Amapá (CBM-AP)

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA