O Governo do Amapá deu início, nesta segunda-feira, 7, ao projeto “Delas Tech”, o primeiro curso de capacitação voltado exclusivamente para o público feminino na área da tecnologia no estado. A iniciativa selecionou mulheres para serem capacitadas em diferentes áreas da programação de aplicações digitais, com disciplinas que abordam desde arquitetura de computadores até desenvolvimento de softwares e outros temas relacionados ao universo tecnológico.
Ao todo, 100 participantes integram o Delas Tech, entre elas está Vera Lima, artesã de 60 anos, que trabalha com a produção de biojoias. Muito entusiasmada, ela conta que o curso será fundamental para impulsionar seu trabalho no ateliê que funciona na própria residência.
“Estou muito empenhada em aprender e focada em conhecer as diversas áreas da tecnologia. Por estar na terceira idade, sei que será um desafio, mas com muita dedicação vou conseguir. Acredito que o curso vai me ajudar bastante no meu trabalho, especialmente para usar a internet na venda dos meus artesanatos”, destacou a empreendedora.

A proposta do projeto busca não apenas promover o acesso ao conhecimento técnico e tecnológico, mas também criar oportunidades para que mulheres possam atuar de forma competitiva em setores historicamente dominados por homens.
A aluna e empreendedora, Jenny Bulhões destacou a importância de ampliar as capacitações e criar mais espaços voltados para as mulheres, especialmente na área da tecnologia, para mostrar o potencial que todas nós temos.
“Vejo como algo de grande importância participar deste curso, pois ele nos fortalece e empodera enquanto mulheres. A tecnologia é algo incrível, e devemos utilizá-la a nosso favor. Nosso lugar é onde quisermos estar”, destacou.

Com o avanço do projeto, a expectativa é que as participantes possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em iniciativas próprias, startups ou ainda atuar nos setores público e privado, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da economia digital no estado.
A gerente de Autonomia Econômica da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Joanne Costa, destacou que é fundamental oferecer capacitações voltadas para o público feminino e as empreendedoras, como forma de promover sua independência financeira.

“É fundamental oferecer cursos voltados para as mulheres, como forma de promover sua independência. Além de ampliar oportunidades, essas iniciativas fortalecem a autoestima, incentivam o empreendedorismo e colocam as mulheres em posição de protagonismo nos mais diversos setores, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou a gerente Joana Costa.
Delas Tech
O projeto Delas Tech reforça o compromisso do Governo do Amapá em promover políticas públicas que estimulem o protagonismo feminino e a transformação social por meio da educação e da inovação tecnológica.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá