Formando da EJA Antônio Costa, de 75 anosA formatura escolar é um momento significativo para estudantes em qualquer etapa do ensino. Na Escola de Educação Popular Paulo Freire, alunos do ensino de Jovens e Adultos (EJA) concluíram a 4ª etapa do Fundamental II e foram certificados pelo Governo do Estado em uma cerimônia realizada na Unidade Integrada Sesi/Senai “A Banda”, na sexta-feira, 13.
A programação foi preparada para celebrar o empenho e a superação dos 28 formandos da EJA, das turmas 411, 412, 421 e 422, que participaram da cerimônia ao lado de familiares e professores. Dentre os formandos, estava Antônio Costa, de 75 anos, cuja formatura foi um dos momentos mais emocionantes da noite. Após criar e educar seus oito filhos, ele decidiu voltar à sala de aula para buscar novos horizontes.
Momento foi celebrado por todos“Eu batalhei muito para formar meus oito filhos. Trabalhei como garçom, motorista de caminhão e ônibus. Depois que eles se formaram, percebi que era a minha vez. Eu queria ter mais conhecimento sobre o que não sabia antes. Comecei o ano atrasado, mas foquei nos estudos e consegui concluir. O que eu quero é aprender, sem pressa, apenas com o desejo de conhecer mais”, compartilhou Antônio, emocionado.
Entre os filhos de Antônio, há professores, enfermeiros e um jornalista, todos orgulhosos do pai que agora também busca seu diploma. Ele também destacou que agora planeja cursar o ensino médio, e até sonha com uma faculdade em áreas como agronomia, enfermagem ou medicina.
“Se Deus permitir, vou seguir aprendendo. Não tenho pressa de me formar, só quero conhecimento. Quero que outros vejam meu exemplo e aproveitem as oportunidades que têm hoje”, concluiu Antônio.
Cerimônia aconteceu na sede da “A Banda”, em Macapá
Diretora da instituição, Ilza Launé destacou os valores da pedagogia de Paulo Freire, que orienta o trabalho da instituição.
“A formatura dos nossos alunos do EJA representa um grande avanço. No Estado, a educação de jovens e adultos ainda é um desafio, mas essa cerimônia simboliza a valorização de quem busca superar barreiras para concluir os estudos, em qualquer idade”, disse Ilza.
Outras formaturas da EJA já ocorreram nas escolas José de Alencar e Zolito Nunes, com mais cinco agendadas até o final do ano. Além disso, outras estão programadas para janeiro de 2025, em razão do calendário escolar das unidades de ensino.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá