O governador Waldez Góes assinou, na manhã desta sexta-feira, 6, o decreto Nº 3851/2020, que pactua situação de emergência com a Defesa Civil Nacional, medida que possibilitará a liberação de recursos para o viabilizar soluções urgentes para os problemas relacionados à falta de energia elétrica no Amapá.
O Estado vive um apagão causado por um incêndio na subestação da empresa Isolux, que faz a conexão da rede local ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A estrutura fica localizada na zona norte de Macapá.
“Com esse decreto estaremos abrangendo os 13 municípios afetados e nele estão contidas todas as organizações administrativas. Nossa meta é reduzir o impacto na população e concentrar os esforços junto com os demais órgãos”, enfatizou o Góes.
A partir do decreto inicia-se a execução do plano que irá providenciar equipamentos, estrutura logística para que seja reestabelecido e garantido fornecimento de água, através das estações de captação, e, também, através da distribuição por carros pipas em todas as localidades atingidas pela falta de energia.
Toda a documentação foi assinada na presença do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, e outros representantes do Estado e da União.
Durante o encontro, foram definidos os objetivos prioritários que deverão balizar no plano de ação:
– Providenciar contratação de geração de energia emergencial para atender áreas críticas;
– Apoiar as cidades afetadas;
– Providenciar logística para distribuição de água potável para a população;
– Providenciar combustível para abastecimento dos serviços contratados;
– Aquisição de hipoclorito para distribuição à população com devida orientação.