Para garantir às famílias dos conjuntos habitacionais de Macapá um momento de inclusão das datas comemorativas, o Governo do Amapá promoveu neste ano a “Páscoa Encantada”. Sob uma carreta mágica que percorre a cidade até os residenciais, estão os encantados “Coelhos da Páscoa”. Por trás da fantasia, estão Michele Pereira, de 36 anos, e Joseph Matos, de 31 anos, responsáveis por despertar o brilho nos olhos de milhares de crianças de uma realidade mais carente.
“Houve lugares em que fomos e as crianças vinham correndo. Umas choram por nos ver, e vendo isso, a gente também se emociona muito por passar uma alegria, não só para elas, mas para os pais. É um sentimento mútuo. Por baixo da fantasia, só a gente sabe da nossa emoção, é uma alegria indescritível”, revelou o coelho Matos.

Do aceno, ao segurar de mãos até os abraços, os personagens revelaram que a emoção das crianças os comove e os faz acreditarem que o momento representa uma energia de verdadeiro amor cristão, que envolve a simplicidade e a sensibilidade humana pelo próximo.
“Fico muito emocionada quando vejo todos os tipos de crianças, sejam as autistas, as que nunca viram a coelhinha e as que vêm para receber os chocolates. Gosto de transmitir o meu amor para elas e eu fico muito feliz, acho que dá para ver. Abraço, beijo, fico muito emocionada e muito grata por esse trabalho, porque é a primeira vez que eu faço e toda vez que chegamos nos residenciais vejo as crianças gritarem, chamando o coelhinho”, destacou emocionada a coelha Michele.

O projeto “Páscoa Encantada” passou nesta terça-feira, 29, no penúltimo habitacional da capital, o Mucajá. A iniciativa propõe nas comunidades habitacionais não apenas a diversão e o lazer, mas também desperta nos moradores o sentimento de inclusão e bem-estar.
“Me sinto privilegiada por essas programações feitas nos residenciais, as crianças ficam muito felizes, a minha filha fica muito ansiosa quando o Governo do Estado realiza esses eventos, ela participa de todos, Na festa junina ela participou e ganhou em terceiro lugar no desfile, e aqui ela já se divertiu muito”, contou Alcione Ferreira, de 37 anos.
Para encerrar o evento, nesta quarta-feira, 30, a programação chega ao mais novo residencial entregue pela atual gestão, o Nelson dos Anjos, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá. O projeto já percorreu os residenciais Vila dos Oliveiras, Mestre Oscar, São José, Miracema, Macapaba, bairro Parque Aeroportuário, Jardim Açucena e Mucajá. A programação também passou pelo município de Santana, no bairro Igarapé da Fortaleza e nas praças do Fórum e Fonte Nova.
Páscoa Encantada
O projeto é uma parceria com o Instituto Educacional Formar (Icef) e a Rede Amazônica, realizado com incentivo da Secretaria de Mobilização e Participação Popular, com apoio da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab). Também conta com apoio do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e com emendas parlamentares dos deputados estaduais Rodolfo Vale e Lorran Barreto.
A “Páscoa Encantada” nos residenciais une lazer, entretenimento e emoção, mas também reforça práticas sustentáveis dentro da comunidade habitacional. Em razão disso, durante a programação, as crianças devem levar uma garrafa PET para ser trocada por um saco de pipoca. Posteriormente, o intuito é fazer com que a reciclagem desse material retorne aos residenciais em forma de vassouras.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá