InícioAmapáMinistro de Minas e Energia visita Amapá e anuncia novo plano energético...

Ministro de Minas e Energia visita Amapá e anuncia novo plano energético para o estado


O Ministério de Minas e Energia apresentará um Plano Energético para o Amapá, no dia 7 de dezembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2, no Palácio do Setentrião, pelo chefe da pasta, ministro Bento Albuquerque. O governador, Waldez Góes acompanha a agenda ministerial e destacou o empenho conjunto para a recuperação econômica do estado após a interrupção de energia no mês de novembro e de um ano marcado pela pandemia de covid-19.

A comitiva, que chegou da noite deste quarta-feira, inicialmente visitou a Subestação Macapá. O ministro falou das perspectivas e medidas que estão sendo tomadas para a estruturação integral da rede de abastecimento energético do Amapá.

Albuquerque detalhou que na próxima segunda-feira o Ministério irá apresentar os primeiros resultados das análises que foram feitas, assim como tratar das responsabilidades.

“Também vamos apresentar um novo plano energético para o Amapá, no qual estamos trabalhando desde o dia 4 de novembro e onde temos as apurações, juntamente com a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] e com as considerações do Ministério de Minas e Energia. O último planejamento do estado é de 2003. Vamos apresentar os fatos à sociedade, lidando completamente com tudo que for desencadeado. O Amapá é a prioridade”, adiantou Albuquerque.

Waldez Góes destaca o empenho conjunto para restabelecer a energia no Amapá e fala da união de esforços para a recuperação econômica do estado.

“Tudo o que aconteceu aqui foi uma operação de guerra. A resposta social está vindo, estamos com medidas provisórias, como na isenção do pagamento de água, somando com a união de forças entre as instituições financeiras, além de fazermos um esforço com a utilização de recursos do Tesouro. Estamos engajados na recuperação da economia local”, disse o governador.

A visita do ministro ao Amapá faz parte do acompanhamento dos trabalhos que resultaram no restabelecimento de energia no estado. 

“Eu fico satisfeito de ver que os resultados apareceram. A empresa também, cujos trabalhadores se dedicaram, se entregaram para corrigir o que tinha que ser corrigido para instalar os equipamentos em tempo recorde. Quando fui em Laranjal do Jari, não acreditei que fosse ser executado em tão curto tempo. Isso mostra que todos souberam trabalhar de forma coletiva”, comemorou Bento Albuquerque.

A comitiva deve visitar ainda a sede da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), e duas subestações: Santa Rita e Santana. O governador acompanha toda a agenda do ministro no estado. Nesta quinta-feira, 3, devem ocorrer visitas à subestação e às empresas que foram contratadas para os serviços de fornecimento de energia elétrica no estado.

Perspectivas

Bento Alburquerque explicou que o terceiro transformador está próximo de chegar e a empresa já contratou a aquisição de mais dois novos, que deverão estar no Amapá em até 10 meses – o que, segundo o ministro, é um recorde, pois normalmente esse tempo é de um ano a 18 meses.

“Das termelétricas, a primeira entra em funcionamento nesta quinta-feira com um acréscimo de 30 megawatts ao fornecimento que já existe atualmente, deixando assim a distribuição de energia mais equilibrada”, finalizou o ministro de Minas e Energia.

Fonte: Governo AP

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA