Os modelos climatológicos do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) indicam que a virada de ano será sem chuva na região metropolitana (Macapá, Santana e Mazagão), além dos municípios de Laranjal do Jari e Vitoria do Jari.
Segundo o meteorologista, e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena, podem ocorrer chuvas no início da manhã do dia primeiro de janeiro de 2021, em alguns pontos da região metropolitana.
“Observamos pelos modelos climáticos que as chuvas se concentram em áreas onde não há centros urbanos, porém, essas chuvas devem aparecer acompanhadas de ventos fortes e trovoadas”, frisou o meteorologista, acrescentando ainda que se trata de chuvas isoladas.
Janeiro
Para o mês de janeiro existe a previsão de chuvas acima da média, principalmente as regiões norte e oeste do Estado. Já para a área leste há uma previsão de pouca chuva neste período. A média de chuvas para janeiro deve ultrapassar os 200 milímetros, podendo chegar aos 300 mm.
“Há possibilidade de um grande volume de chuvas em janeiro principalmente nas regiões oeste e litorânea do Estado, podendo com isso, alcançar os 400 milímetros”, explicou.
O meteorologista ressalta que para a região metropolitana há previsão de chuvas variando de 260 a 330 mm.
“Ou seja, um pouco acima da média do esperado para este mês”, completou Vilhena.
Dezembro
Dezembro foi marcado por chuvas variadas e isoladas em algumas áreas do Estado. A média de chuva para dezembro era de aproximadamente 130 milímetros, porém, foram registrados 160 milímetros, ficando 25% a 30% acima da média esperada, sendo que parte dessa chuva caiu sobre a região metropolitana.