O Governo do Amapá iniciou, nesta segunda-feira, 23, a sétima etapa de distribuição do Kit Merenda em Casa – uma cesta de 11 alimentos que fazem parte da merenda escolar – que atende todos os mais de 120 mil alunos da rede pública estadual, como forma a continuar mantendo a alimentação escolar mesmo durante a suspensão das aulas.
Para esta etapa o investimento do Governo do Estado é de R$ 7,2 milhões na aquisição dos alimentos. Contabilizando todas as entregas já realizadas até agora, o total investido de recurso proveniente do Tesouro Estadual é superior a R$ 47 milhões.
Para a dona de casa Rosilene Furtado, de 40 anos, mãe de onze filhos, três deles estudantes da escola estadual Rivanda Nazaré, localizada na zona norte de Macapá, os alimentos os têm ajudado nesse momento difícil que o estado passa.
“Para mim foi uma surpresa, porque não esperávamos que acontecesse essa entrega aos estudantes, mas, graças a Deus e ao governo, recebemos. Não temos muitas condições e tem ficado difícil conseguir trabalho. Então, com esses alimentos, mesmo com toda essa adversidade, conseguimos ter algo para comer e para sobreviver”, disse Rosilene.
Nesta etapa, o programa beneficia mais de 1.497 alunos na escola estadual Rivanda Nazaré. Com filas controladas e obedecendo todas as normas de higiene e distanciamento entre as pessoas, os pais se identificam e, em seguida, recebem o kit.
“É um kit que vem em boa hora, diante das dificuldades que o povo está enfrentando. Os pais têm comparecido para retirar o kit e saem daqui com aquele sorriso no rosto em saber que garantiram os alimentos de seus filhos“, pontuou a diretora da escola, Carla Cavalcante.
A sétima etapa do programa está distribuindo 979 toneladas de alimentos, que compõe os 120 mil kits de alimentos. A distribuição acontece nas escolas e seguem medidas de prevenção ao coronavírus. Clique aqui e confira o cronograma de entrega por unidade escolar.
“Mais uma vez estamos mostrando nosso compromisso com as famílias dos nossos estudantes, garantindo a alimentação. Parabenizo o trabalho das escolas para a distribuição dos kits, mantendo a atenção e cuidado com todos os envolvidos nessa ação”, disse a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa.
Apoio do protagonismo estudantil
Além do esforço das escolas na organização e atendimento aos pais e responsáveis dos estudantes, a entrega do Kit Merenda em Casa ganhou o reforço da gerência de Protagonismo Estudantil (GPE). De acordo com Oberdan Alves, gerente da GPE, além do trabalho dos jovens já realizado dentro das escolas, a iniciativa agora inclui a participação na entrega do kit como apoio e engajamento social.
“Estamos com monitores do Amapá Jovem atuando no atendimento ao público, com a ideia de engajamento social nessa iniciativa do Estado. Então, como muitas escolas estão com o quadro reduzido devido a pandemia, tomamos a decisão de inserir os jovens nesse atendimento”, concluiu Alves.
Qual composição do Kit Merenda em Casa?
Cada kit é formado por 11 itens, que garantem uma alimentação nutritiva para o aluno. Em cada pacote constam produtos como arroz (2kg), feijão (1kg), óleo de soja (900ml), açúcar (1kg), macarrão (500g), leite em pó (400g), bolacha salgada (400g), biscoito doce (400g), flocos de milho (500g), sardinha (4 latas de 125g cada) e farinha de tapioca (500g).