Dando continuidade à campanha nacional de saúde mental “Janeiro Branco”, o Governo do Estado realizou na quinta-feira, 16, uma escuta terapêutica para moradores aos arredores da Praça da Caixa D’Água do bairro Buritizal, na Zona Sul de Macapá.
A ação, coordenada pela Secretaria da Saúde (Sesa) reuniu uma equipe de multiprofissionais que realizou atendimento e acolhimento, além de divulgar serviços e locais onde a população pode buscar ajuda. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv).
Janeiro Branco: saiba como buscar ajuda na Rede de Atenção Psicossocial do Amapá
Com apoio de livre demanda, o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (Caps AD) atende 700 casos de pacientes ativos e 100 por demanda judicial. A coordenadora da instituição, Gleicy Sena, ressaltou a escuta terapêutica como forma de prevenção.
“É fundamental esse tipo de ação, porque no caso do alcoolismo, tem muita gente que não percebe e geralmente é a família que faz o alerta. Também estamos tratando casos de pessoas viciadas em cigarros e jogos eletrônicos, então, estamos nos reinventando e nos adaptando para atender essa demanda”, frisou Gleicy.
Uma das pessoas que faz acompanhamento desde 2017 é Marlene de Souza, de 38 anos, que depois que entendeu os conflitos internos, começou a levar uma vida normal com estudos e também fazendo artesanato.
“Me sinto muito feliz em fazer parte do serviço, porque com a nova gestão dentro do Caps Gentileza, consegui ser muito bem assistida. Hoje, faço acompanhamento com psicólogo, psiquiatra e oficinas terapêuticas. Para quem precisa, não fique com medo ou vergonha em procurar ajuda”, alertou Marlene.
A aposentada Maria Elizabeth, de 66 anos, passou pelo local com a neta, Fernanda, ficou surpresa com as equipes acolhendo as pessoas na praça. Ela também aproveitou a oportunidade como buscar atendimento.
“Achei bem interessante tanta gente para atender as pessoas. Estava de passagem e resolvi conversar com o psicólogo. Fiquei muito satisfeita com essa oportunidade”, disse Maria.
Depois de atender moradores das zonas Norte e Sul, a programação do Janeiro Branco segue na próxima terça-feira, com escuta terapêutica na Praça Veiga Cabral, no centro comercial de Macapá, a partir das 8h.
Desde 2014, o mês de janeiro é referência na campanha da saúde mental, porque é no começo do ano que a sensação de recomeço é mais presente nas pessoas, como destacou a coordenadora estadual de Saúde Mental, Marlucia Milhomem.
“Estamos levando orientações, acolhimento e direcionamento para a população em diversos lugares da cidade, chamando atenção para ao cuidado integral, tanto psicológico como o físico. Reforçando ainda que temos diversos dispositivos que contribuem para a saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial distribuídos em seis municípios”, disse Marlucia.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá