- PUBLICIDADE -

Amapá

Idosa realiza primeiro exame de mamografia em ação do Outubro Rosa no distrito da Pedreira

Publicados

em

O sucesso da busca ativa promoveu para algumas mulheres a primeira consulta de mamografia e, ainda, o primeiro contato com outros atendimentos de rotina, como é o caso da Maria José Modesto, de 69 anos, residente no distrito da Pedreira, atendida nesta quarta-feira (13) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Congós.

Assim como Maria, outras mulheres foram atendidas com a busca ativa na faixa etária de rastreamento para os exames médicos de PCCU e mamografia. A ação atendeu neste primeiro dia a comunidade de Santo Antônio da Pedreira, conforme cronograma disponibilizado nas redes oficias da Prefeitura de Macapá.

A ação nos distritos faz parte da programação Outubro Rosa, desenvolvida em conjunto pelas secretarias municipais com o objetivo de atender mulheres do município de Macapá e de outras localidades.

“Os agentes de saúde passaram nas casas e informaram que a prefeitura estava realizando uma ação em Macapá com exame de mamografia e PCCU e aproveitei e vim fazer a consulta e receber os serviços de massagem disponíveis. A viagem é um pouco demorada, tem que aproveitar”, disse sorridente.

Leia Também:  Vacinação contra Covid-19 atende idosos acima de 79 anos para 3ª dose e 18 anos + na repescagem desta quinta-feira (23)

No total, doze mulheres receberam atendimento médico, sendo que quatro delas fizeram pela primeira vez o exame de mamografia e para a maioria os serviços de massagem, auricoloterapia e ventosaterapia era algo inédito. Para a coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Joelma Santos, este primeiro dia da ação com as mulheres do distrito teve um resultado positivo, de acordo com esperado pelas equipes de saúde.

“Quando mobilizamos as equipes para realização da busca ativa dessas mulheres já tínhamos em mente que para algumas esse seria o primeiro contato com determinadas consultas médicas É satisfatório ver essas pessoas sendo atendidas e bem recebidas na unidade”, destacou a coordenadora.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, ressaltou a importância do trabalho de mobilização em outras localidades. “O rastreamento das mulheres de outros distritos nos permite ainda trabalhar para desenvolver mais ações que possam alcançar cada vez mais o público feminino, assim reforçamos que o objetivo é sempre ampliar os atendimentos de saúde ofertados à comunidade”, pontuou.

Leia Também:  Detran realiza leilão online na quarta-feira (16)

A programação Outubro Rosa acontece nas UBSs e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, para ter acesso aos dias e atendimentos ofertados em cada Unidade o cidadão pode acessar as redes oficias da prefeitura e participar da ação mais próxima de sua residência, lembrando que este é o mês voltado especificamente para atendimento do público feminino.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA