Um levantamento do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) aponta que nos primeiros 15 dias do ano, 226 bebês nasceram na maternidade, em Macapá, desses 126 foram de parto normal e 100 vieram ao mundo por uma cesárea. Quem abriu a temporada de nascimentos foi a pequena Dulce Maria, que veio ao mundo à 1h23 do dia 1º de janeiro de 2025, durante uma cesariana, pesando 3,980 quilos.
Em 2024, foram realizados 5.509 partos, enquanto que em 2023, o número foi de 6.339 procedimentos. O bebê, ao nascer, já pode sair da maternidade com a certidão de nascimento. A unidade possui um cartório que foi requalificado e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O registro pode ser feito pela mãe ou o pai do recém-nascido, sendo entregue no mesmo dia da solicitação.
O Hospital da Mulher conta com leitos voltados para casos de prematuridade, e é responsável por realizar, em média, 1,5 mil atendimentos e 500 partos por mês. Cerca de 10% das pacientes chegam de municípios paraenses como Chaves, Afuá, Breves e Almeirim.
A unidade é responsável pelo serviço especializado em neonatologia no Amapá, pré-natal para pacientes com gestações de alto risco, atendimentos ambulatoriais em ginecologia; distúrbios da gravidez, e é referência no acolhimento de vítimas de violência sexual. O hospital também tem o Banco de Leite Humano (BLH), responsável pela coleta, pasteurização e distribuição do alimento que chega aos bebês internados na UTI Neonatal.
Nova UTI Neonatal
O Governo do Amapá trabalha incansavelmente para proporcionar mais conforto no atendimento de mães e bebês, levando dignidade para pacientes que buscam a saúde pública do estado. Entre as iniciativas está a entrega, em novembro de 2024, da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que conta com 32 leitos e um ambiente para o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) revitalizado.
O espaço dispõe de leitos do tipo incubadoras e berços aquecidos, posto de enfermagem e serviço, sala de utilidades, recepção e espera com sanitários, triagem, consultórios ginecológico com sanitários, consultório neonatal, sala de ultrassonografia, sala de teste rápido, sala de observação com 11 poltronas, sala vermelha, acesso de ambulância e novos sanitários para os funcionários.
Reforma da unidade
Os investimentos do Estado incluem ainda a obra de reestruturação do hospital, que está em ritmo avançando da construção de 40 novos leitos para ampliar a capacidade de atendimento. Os serviços se concentram na área do antigo estacionamento, onde está sendo erguido mais um bloco para integrar a unidade.
A ampliação inclui novas enfermarias todas com banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência, postos de enfermagem e sala de utilidades, espaços de repouso de funcionários, rouparia, além de nova central de gases medicinais.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá