InícioAmapáGoverno do Estado realiza maior reestruturação de carreiras do serviço público da...

Governo do Estado realiza maior reestruturação de carreiras do serviço público da história do Amapá

Governador Clécio Luís durante anuncio da reestruturação da carreira dos servidores militares do Amapá

O Governo do Estado está promovendo a maior reestruturação de carreiras do serviço público da história do Amapá. A medida, que beneficia milhares de servidores de áreas estratégicas, representa um marco dentro da política de valorização do funcionalismo adotada desde o início da gestão do governador Clécio Luís.

Nos dois primeiros anos de mandato, o Governo do Amapá optou por reajustes lineares de 5% para todos os servidores estaduais, como forma de garantir equilíbrio fiscal e tratamento igualitário entre as categorias. Agora, no terceiro ano de gestão, o governador orientou a equipe técnica a um passo ainda mais significativo: realizar a reestruturação completa de carreiras com a criação de novas tabelas salariais e Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), voltados à realidade e às especificidades de cada grupo.

“Esse é um compromisso que assumimos com os servidores e com o povo do Amapá: valorizar quem cuida da população e garantir um serviço público de qualidade, moderno e respeitado”, destaca o governador Clécio Luís.

Governador Clécio Luís durante reestruturação da carreira de policiais penais e educadores penitenciários do Amapá

As ações fazem parte de uma política de valorização permanente adotada pelo Governo do Estado e são intensificadas neste mês de abril, mês da data-base do funcionalismo público, período historicamente voltado à escuta e construção coletiva de medidas estruturantes junto às categorias. Nesse sentido, as reuniões com sindicatos e representantes de classe têm sido fundamentais para o avanço das propostas.

Secretário de Estado do Planejamento, Lucas Abraão

“Ao longo dos dois primeiros anos, buscamos garantir reajustes com responsabilidade, mas já vínhamos construindo, com diálogo e planejamento, um processo mais profundo de valorização. Agora, entregamos o maior pacote de reestruturação da história do estado, com justiça, técnica e respeito aos servidores”, afirma o secretário de Estado do Planejamento, Lucas Abraão.

A secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes, reforçou a importância do diálogo e da construção conjunta:

Secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes

“Diferente dos anos anteriores, quando aplicamos o reajuste linear, agora o Governo do Estado optou por manter o diálogo permanente com as categorias — que é uma prática consolidada — mas, principalmente, por chegar a um denominador comum com cada uma delas para que pudessem ter a reestruturação de suas carreiras. Isso garante não apenas valorização no presente, mas, sobretudo, uma aposentadoria mais justa e protegida. Essa é uma decisão política que coloca os servidores no centro de um projeto de Estado que reconhece sua importância”, ressalta Cinthya.

Este ano, 14 categorias terão suas carreiras reestruturadas, o que representa um avanço histórico na valorização do funcionalismo público e no redesenho da gestão de pessoas do Estado.

Categorias beneficiadas

Entre os grupos contemplados, estão os Militares Estaduais, incluindo policiais militares e bombeiros, com uma nova tabela salarial e 10 níveis de progressão a cada 30 meses.

Também foi reestruturado o Grupo Gestão, responsável pelas funções administrativas do Governo, com atenção especial aos níveis básico e médio, garantindo dignidade aos servidores que estão mais próximos da aposentadoria.

Reunião com o Sindicato dos Grupo Gestão

Na área ambiental, foi criado o novo Grupo Meio Ambiente, reunindo servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com carreira própria para atuar na proteção e desenvolvimento sustentável do estado.

A reestruturação alcança ainda o Grupo Assistência Social, que atua nas políticas de proteção e inclusão, e o Grupo Infraestrutura, responsável pelas obras públicas, urbanismo e logística.

Na segurança e justiça, o Grupo Penitenciário (policiais penais e educadores sociais penitenciários) e o Grupo Socioeducativo (servidores da Fundação Socioeducativa do Estado do Amapá, antiga Fundação da Criança e do Adolescente) também passam a contar com novos PCCRs, alinhados às suas missões institucionais.

Governador Clécio Luís durante assinatura de projeto de lei que prevê valorização de servidores

Outro destaque é o novo plano do Grupo Setor Econômico, voltado para o desenvolvimento do setor primário, da extensão rural e do desenvolvimento integrado.

Também estão sendo valorizados servidores do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) e da Polícia Científica do Amapá, com avanços salariais e estruturais.

Reunião com o Sindicato do Instituto de Pesos e Medidas

Além disso, o reajuste já anunciado para a educação é de 12%, que somado aos reajustes de 2023 e 2024, ultrapassa 30% em três anos.

Para os servidores do Grupo Saúde, o Governo abriu a mesa de negociação para o diálogo quanto ao PCCR da Saúde, por meio da Mesa do SUS, bem como as especificidades de cada categoria.

Reunião do governador Clécio Luís com o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá

Responsabilidade fiscal, reconhecimento e transparência

O Governo do Amapá reforça que todo o processo foi construído com base em estudos técnicos, diálogo com as categorias e respeito aos limites orçamentários. O investimento do Estado na implantação das novas tabelas é equivalente ao que seria gasto com a aplicação de um linear de 5%, mantendo o equilíbrio das contas.

A reestruturação representa não apenas ganhos salariais, mas também reconhecimento profissional, modernização das estruturas públicas e maior eficiência na entrega de serviços à população.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado consolida um novo ciclo de gestão pública, centrado na valorização das pessoas, no fortalecimento das instituições e no desenvolvimento sustentável do Amapá.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA