InícioAmapáGoverno do Estado realiza curso para capacitar cuidadores do Transtorno do Espectro...

Governo do Estado realiza curso para capacitar cuidadores do Transtorno do Espectro Autista no Residencial Macapaba, em Macapá

Ação buscou gerenciar comportamentos desafiadores, conhecer as características, sintomas e tipos de TEA

O Governo do Estado realizou o curso para capacitar cuidadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para moradores do Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá, na sexta-feira, 17. As aulas, que duraram uma semana, aconteceram no auditório da Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes com 25 moradores participantes.

A finalidade da formação foi promover conhecimentos e habilidades práticas para cuidadores, familiares e profissionais que trabalham com pessoas diagnosticadas com o transtorno, além de ensiná-las a gerenciar comportamentos desafiadores, conhecer as características, sintomas e tipos de TEA. 

“Sou mãe atípica e vim em busca de entendimento de como melhorar a qualidade de vida do meu filho, tanto dentro de casa como na escola, tudo para trazer a ele um bem-estar no convívio social. Me surpreendi muito porque foi um curso além das minhas expectativas. Nos trouxe muitos conhecimentos”, relatou a autônoma Iamiller Moraes, de 31 anos.


Mãe atípica, Iamiller Moraes recebeu o certificado de Cuidador do transtorno do Espectro Autista (TEA)

As atividades dividiram-se em conteúdos práticos e teóricos que trataram sobre os métodos para lidar com comportamentos agressivos, de isolamento, como incentivar a independência e a autonomia, desenvolver habilidades de comunicação para aprender técnicas para se comunicar de forma eficaz. 

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Estado de Habitação em parceria com a empresa Híbrida. A coordenadora do Plantão Social, Gleice Barbosa, evidenciou a importância da formação para os moradores do Macapaba. 

“Essa capacitação é fundamental para a comunidade, porque temos pais atípicos que às vezes buscam entender formas de lidar com seus filhos. Então, por meio desses conhecimentos, é mais fácil identificar comportamentos que precisam ser trabalhados com paciência e entendimento”, destacou Gleice.

Atividades dividiram-se em conteúdos práticos e teóricos

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA