InícioAmapáGoverno do Estado emite alerta para possibilidade de chuvas intensas nas regiões...

Governo do Estado emite alerta para possibilidade de chuvas intensas nas regiões Sul e Leste do Amapá a partir desta segunda-feira, 6

Previsão estima chuvas e ventos intensos em 12 municípios até a quarta-feira, 8O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), emitiu um alerta para chuvas intensas no estado ao longo desta segunda-feira, 6, que podem se estender até o fim da manhã de quarta-feira, 8. O boletim meteorológico informa, ainda, para o risco de descargas elétricas, corte de energia, alagamentos e queda de árvores durante o mau tempo. 

Todas as ocorrências são monitoradas pela Defesa Civil estadual, que acompanha a previsão de chuvas para Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal do Piririm, Cutias, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho, Pracuúba, Porto Grande, Ferreira Gomes, Amapá e Vitória do Jari, que possuem acumulados previstos que variam de 50 mm a 100 mm, com rajadas de vento que podem chegar até 100 km/h. 

“O Núcleo de Meteorologia do Iepa mantém parceria com a Defesa Civil estadual e as Defesas Civis municipais para que a gente possa sempre estar dando encaminhamento desses alertas de chuvas intensas quanto antes para a população. Vários dos municípios possuem já um plano operativo e eles, com esses alertas que são emitidos, colocam os seus planos em prática, na intenção de conter ou minimizar os possíveis danos a população”, explica o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.

O boletim meteorológico informa ainda para o risco de descargas elétricas, corte de energia, alagamentos e queda de árvores 

Durante o fenômeno intenso, o Governo do Amapá orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos e quadros de energia de suas residências, para evitar acidentes graves. 

Em caso de ocorrências, como quedas de galhos de árvores ou alagamentos, a população pode acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193 e 190.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA