InícioAmapáGoverno do Amapá reforça segurança com mais de 60 agentes na abertura...

Governo do Amapá reforça segurança com mais de 60 agentes na abertura do Carnaval do Povo 2025

Os agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar vão estar espalhados pela praça e vias próximas do evento

O Governo do Amapá vai reforçar a segurança pública para abertura do tradicional evento “Carnaval do Povo”, que este ano traz a cantora Elba Ramalho, atração nacional, que fará apresentação gratuita com a Banda Placa, a partir das 17h, na Praça da Bandeira, em Macapá. A programação, que seguirá por mais três domingos, integra a programação do Carnaval do Meio do Mundo 2025.

Para garantir o bem-estar dos brincantes, amapaenses e turistas, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), montou um Plano Estratégico e Operacional com mais de 60 agentes de defesa social que vão estar dispostos por todo o perímetro da praça, realizando trabalho preventivo, ostensivo e atendimentos médicos e de primeiros socorros. 

Serão mais de 50 policiais que vão atuar na segurança do cidadão durante a festa gratuita ao público

A Polícia Militar (PM) vai atuar com mais de 50 agentes que serão distribuídos em pontos estratégicos da praça e vias, localizadas no Centro da capital, e entre a multidão realizando o policiamento a pé em patrulhas, além de viaturas.

Estão envolvidos no planejamento todos os batalhões da capital, inclusive o Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) que dará apoio na verificação de possíveis infrações no trânsito e organização do tráfego de veículos.

Carnaval do Povo com a Banda Placa na Praça da Bandeira de Macapá, é uma tradição da folia amapaense

Já o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) irá atuar com 11 militares para atendimentos pré-hospitalares garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal ou se machuquem durante o evento, além de deslocamento para unidades hospitalares em ambulância, caso algum brincante necessite de atendimento de média e alta complexidade.

O CBM também irá atuar com observadores de risco, profissionais treinados para vigiar áreas e materiais com potencial ameaça de incêndio, explosão, choques elétricos, além de indicar as rotas de fuga e as ações necessárias para a população deixar em segurança locais que possam oferecer algum perigo.

A festa gratuita que integra a programação do Governo do Amapá vai acontecer nos próximos quatro domingos

A Sejusp destaca ainda que os efetivos das demais forças irão continuar no serviço ordinário em todo o estado atendendo eventuais ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), através dos números de telefones: 190 e 193. 

Tradição carnavalesca

O Carnaval do Povo surgiu em 1984, como uma alternativa popular aos bailes e blocos pagos da capital. Até 1995, o evento teve como palco a Praça da Bandeira. Porém, a festa, que chegou a ser itinerante, foi paralisada poucos anos depois.

A convite do Governo do Estado, a programação foi retomada em 2024 como parte das celebrações do “Amapá 80 anos”, e representa um resgate histórico das tradições de carnaval, além de possibilitar o contato de novas gerações com a alegria da Banda Placa.

O Carnaval do Povo é uma realização da Associação de Produção Cultural, Artística, Musical, Educacional, Desportiva, Recreativa e de Promoção e Proteção Social do Amapá (Musart), com apoio do Governo do Estado e dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre.

Veja o restante da programação:

  • Domingo, 16
  • Dj Ailson Lopes
  • Bloco Máscaras Mirim de Mazagão Velho
  • Banda Chocolate com Pipoca
  • Banda Placa
  • Show nacional de Elba Ramalho
  • Domingo, 23
  • Dj Ailson Lopes
  • Banda Chocolate com Pipoca
  • Show das cantoras Brenda Melo e Silmara Lobato
  • Banda Placa 
  • Domingo, 2 de março
  • DJ Ailson Lopes
  • Banda Chocolate com Pipoca
  • Banda Placa
  • Telão para assistir premiação do Oscar 2025

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA