O Governo do Amapá vai reforçar a segurança pública para abertura do tradicional evento “Carnaval do Povo”, que este ano traz a cantora Elba Ramalho, atração nacional, que fará apresentação gratuita com a Banda Placa, a partir das 17h, na Praça da Bandeira, em Macapá. A programação, que seguirá por mais três domingos, integra a programação do Carnaval do Meio do Mundo 2025.
Para garantir o bem-estar dos brincantes, amapaenses e turistas, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), montou um Plano Estratégico e Operacional com mais de 60 agentes de defesa social que vão estar dispostos por todo o perímetro da praça, realizando trabalho preventivo, ostensivo e atendimentos médicos e de primeiros socorros.

A Polícia Militar (PM) vai atuar com mais de 50 agentes que serão distribuídos em pontos estratégicos da praça e vias, localizadas no Centro da capital, e entre a multidão realizando o policiamento a pé em patrulhas, além de viaturas.
Estão envolvidos no planejamento todos os batalhões da capital, inclusive o Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) que dará apoio na verificação de possíveis infrações no trânsito e organização do tráfego de veículos.

Já o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) irá atuar com 11 militares para atendimentos pré-hospitalares garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal ou se machuquem durante o evento, além de deslocamento para unidades hospitalares em ambulância, caso algum brincante necessite de atendimento de média e alta complexidade.
O CBM também irá atuar com observadores de risco, profissionais treinados para vigiar áreas e materiais com potencial ameaça de incêndio, explosão, choques elétricos, além de indicar as rotas de fuga e as ações necessárias para a população deixar em segurança locais que possam oferecer algum perigo.

A Sejusp destaca ainda que os efetivos das demais forças irão continuar no serviço ordinário em todo o estado atendendo eventuais ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), através dos números de telefones: 190 e 193.
Tradição carnavalesca
O Carnaval do Povo surgiu em 1984, como uma alternativa popular aos bailes e blocos pagos da capital. Até 1995, o evento teve como palco a Praça da Bandeira. Porém, a festa, que chegou a ser itinerante, foi paralisada poucos anos depois.
A convite do Governo do Estado, a programação foi retomada em 2024 como parte das celebrações do “Amapá 80 anos”, e representa um resgate histórico das tradições de carnaval, além de possibilitar o contato de novas gerações com a alegria da Banda Placa.
O Carnaval do Povo é uma realização da Associação de Produção Cultural, Artística, Musical, Educacional, Desportiva, Recreativa e de Promoção e Proteção Social do Amapá (Musart), com apoio do Governo do Estado e dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre.
Veja o restante da programação:
- Domingo, 16
- Dj Ailson Lopes
- Bloco Máscaras Mirim de Mazagão Velho
- Banda Chocolate com Pipoca
- Banda Placa
- Show nacional de Elba Ramalho
- Domingo, 23
- Dj Ailson Lopes
- Banda Chocolate com Pipoca
- Show das cantoras Brenda Melo e Silmara Lobato
- Banda Placa
- Domingo, 2 de março
- DJ Ailson Lopes
- Banda Chocolate com Pipoca
- Banda Placa
- Telão para assistir premiação do Oscar 2025
Fonte: Agência de Notícias do Amapá