Colaboração de Jamylle Nogueira/SetrapAs atividades estão sendo conduzidas por equipes da Secretaria de Estado de TransporteApós quatro noites de celebrações e shows, o Governo do Estado realizou uma grande operação de limpeza nos locais que receberam o Réveillon do Amapá. Ao todo, aproximadamente 112 toneladas de resíduos foram recolhidas do dia 28 de dezembro até 1º de janeiro de 2025.
Entre os materiais coletados estavam sacolas plásticas, garrafas, latinhas e preservativos. As atividades foram conduzidas por equipes da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), com a participação de 80 colaboradores por dia. Além disso, a operação contou com o apoio de dois caminhões basculantes, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa, utilizados diariamente para agilizar o processo de limpeza.
“A operação é essencial para garantir que os espaços públicos sejam devolvidos à população em condições adequadas. Recolhemos uma quantidade significativa de resíduos e continuaremos trabalhando até que toda a área esteja completamente limpa e segura”, afirmou o secretário de Transportes, Marcos Jucá.
Ao todo, aproximadamente 112 toneladas de resíduos foram recolhidas
As ações também envolveram a equipe responsável pela preservação da Fortaleza, que garantiu a limpeza ao redor do monumento histórico. Além disso, os trabalhos de recolhimento e limpeza continuam até os limites da Casa do Artesão. O objetivo é eliminar completamente os resíduos, para continuar garantido um ambiente limpo e seguro para a população.
Restauro da Fortaleza de São José de Macapá
A iniciativa reforça a responsabilidade ambiental e a preservação da Fortaleza de São José de Macapá, que está passando por obras de restauro.
O projeto, que está sendo executado por etapas, em parceria com o Governo Federal, prevê a revitalização, conservação e requalificação da maior fortificação do Brasil, além de promover uma nova destinação social aos espaços físicos com a criação de galeria de artes, restaurantes, salas de exposições e espaço para shows.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá