InícioAmapáGoverno do Amapá realiza 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo...

Governo do Amapá realiza 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo 2025

Equipe técnica do MTur oferecerá programação especial em Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande e Laranjal do Jari

O Governo do Amapá realizou, nesta segunda-feira, 17, a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur) 2025 e o programa “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você!”. O estado é o primeiro a receber a iniciativa, que busca sensibilizar, mobilizar e capacitar gestores municipais para inclusão e cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur). O objetivo é fortalecer o setor turístico local, ampliando a visibilidade dos destinos amapaenses e impulsionando o desenvolvimento do turismo tanto no cenário nacional quanto internacional.

“Nós estamos iniciando as atividades do Fetur, que visa ter um diálogo permanente com as entidades e municípios. Hoje temos a presença de 11 municípios aqui dialogando conosco, e estamos com a presença do Ministério do Turismo, que vem incentivar, fortalecer, capacitar e qualificar os prestadores de serviços e também os atores que executam a política do turismo estadual”, destacou a secretária da Setur, Syntia Lamarão.

Secretária da Setur, Syntia Lamarão

Nos próximos dias, entre 19 e 21 de fevereiro, a equipe técnica do MTur seguirá para os municípios de Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande e Laranjal do Jari. A programação incluirá oficinas e orientações individuais para gestores municipais sobre o processo de cadastramento no sistema.

“A gente veio para somar e trazer mais informações sobre a importância do Mapa do Turismo Brasileiro, uma vez que hoje ele está na Lei Geral do Turismo, e nós queremos ter uma aproximação com todos os investidores municipais, secretários do setor e até dos empresários que queiram entender a importância do sistema”, destacou a coordenadora geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura.

Coordenadora geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura

Outro destaque da reunião foi a apresentação do consultor da equipe Lab Turismo Consultoria, Lucas Diniz, que está atuando na atualização do Plano Estadual de Turismo e na elaboração do Plano de Marketing Turístico. O especialista iniciou um reconhecimento técnico dos destinos do estado, primeira etapa de um processo estruturado de análise que segue a metodologia do Mapa Estratégico para Gestão do Turismo (MapTur).

“Dentro do destino turístico, essa metodologia é muito inovadora para planejamento e gestão do turismo e aqui no Amapá a gente vem para implementar esse processo metodológico com o destino e todos os envolvidos. A gente acredita que o estado tem uma representatividade gigantesca, principalmente quando vinculado à natureza, a gente está falando da Amazônia, e há muito a ser divulgado por aqui”, ressaltou Diniz.

Consultor de marketing turístico, Lucas Diniz

ÁREA: Turismo

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA