Com foco na alfabetização na idade certa, o Governo do Amapá, promoveu nesta quarta-feira, 9, a formação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) voltada para o planejamento escolar de professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino. A atividade aconteceu na Escola Estadual Jesus de Nazaré, em Macapá.
A formação, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi direcionada para 154 professores e dividida em dois dias, o segundo encontro está marcado para esta quarta-feira, 10, na Escola Estadual São Benedito. O objetivo da capacitação é qualificar os professores, oferecendo metodologias ativas e materiais didáticos que reforcem o ensino da leitura e escrita de forma lúdica, respeitando o ritmo de aprendizagem das crianças.

“Estamos trabalhando principalmente com os resultados do Sispaeap e da avaliação de fluência de saída. Isso nos ajuda a traçar estratégias para alcançar os resultados esperados até o final do ano. Queremos preparar o professor para que ele consiga, desde o início, criar metodologias que preparem o aluno para esses exames”, explicou Marilene Corrêa, uma das formadoras da capacitação.
A coordenadora estadual do Programa Criança Alfabetizada, Adrilene Braga, explicou que a divisão em dois dias dos encontros foi pensada para garantir maior compreensão dos conteúdos por parte dos educadores.

“Hoje estamos na Escola Jesus de Nazaré, localizada na área do Modelo Guanabara, e amanhã será na Escola São Benedito. A ideia de dividir as escolas foi para que nossas formadoras pudessem acompanhar de perto e identificar as necessidades de cada educador”, completou a Coordenadora.
Além das escolas urbana, o programa também atende instituições rurais, quilombolas e da região do Bailique. Para esta última, devido à dificuldade de acesso, uma formadora local recebe o conteúdo em Macapá e replica a formação para os demais professores da comunidade.
A proposta pedagógica do PCA busca garantir que os estudantes saiam do 2º ano do ensino fundamental lendo e escrevendo com fluência. Para isso, o Estado disponibiliza materiais didáticos próprio e adaptado às necessidades dos alunos. Durante a formação, os professores também recebem apoio com jogos, cartazes e recursos visuais que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos alunos.

“Tivemos conhecimentos muito importantes para a sala de aula e também recebemos materiais que tornam as aulas mais dinâmicas. Com os cartazes ilustrativos, por exemplo, conseguimos trabalhar o comportamento da criança de maneira lúdica, sem expor o aluno, incentivando-o a manter uma postura positiva em sala”, compartilhou a professora Sidnéia Cavalcante, uma das formandas.
Programa Criança Alfabetizada
Através do regime de colaboração com os 16 municípios, o Governo do Amapá implementou o Criança Alfabetizada, que fomenta estratégias de alfabetização nas redes municipais. O programa, que foi criado em 2019, visa a formação continuada de professores e a avaliação de leitura dos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá