Cursos gratuitos de dança, confecção de adereços, máscaras e penteados, entre outros, estão sendo ofertados, durante o mês de fevereiro, pelo Governo do Amapá, as acolhidas do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), no município de Oiapoque. A ação tem objetivo de fortalecer a autoestima e o empoderamento feminino.
Luanda dos Santos, de 27 anos, é uma das acolhidas, que participou da aula de zumba e de ritmos carnavalescos. Ela gostou muito e está na expectativa para fazer parte das próximas oficinas que serão ministradas.

“A dança, além de ser uma ótima forma de exercício físico, proporciona distração, melhora a autoestima e promove a sensação de bem-estar de forma divertida e descontraída. O corpo e a mente saem ganhando quando movimentamos o corpo embaladas por ritmos musicais atuais e alegre, como os que são ouvidos e curtidos durante todo o mês de fevereiro como na época do carnaval”, declarou Luanda.
Especialistas destacam que dançar traz muitos benefícios e pode melhorar a consciência corporal, a saúde cardiovascular, aumenta a resistência, fortalece os ossos, músculos e previne doenças. Além disso, permite que a pessoa praticante ganhe mais confiança.

A coordenadora do Cram no Oiapoque, Nátane Oliveira, explicou que semanalmente está sendo ministrada uma oficina com temas referentes ao carnaval, como pintura de rosto e customização de abadá, e ressaltou que antes das aulas foi realizada uma roda de conversa.

“Aproveitamos a ocasião dos cursos também para falar da importância do papel da mulher na sociedade e de como evitar casos de assédio sexual e outras agressões durante o período das programações carnavalescas. O objetivo da iniciativa é destacar a relevância do respeito, empatia, cuidados, e a necessidade de denunciar qualquer tipo de abuso e crimes contra as mulheres”, frisou a coordenadora.
O Cram, que integra a rede de assistência da Secretaria de Políticas para Mulheres, disponibiliza atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação dos traumas, contribuindo para o fortalecimento da mulher. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Confira os endereços em cada município:
- Macapá
Endereço: Rua São José, 1500, esquina com a Avenida FAB, bairro Centro
Contato: (96) 98403-5107
- Laranjal do Jari
Endereço: Avenida Liberdade, 845, bairro Agreste
Contato: (96) 98403-1960
- Mazagão
Endereço: Rua Veiga Cabral, 2153, bairro Centro
Contato: (96) 98401-9768
- Oiapoque
Endereço: Rua Assaid da Silva Sfair, 671, bairro Planalto
Contato: (96) 98402-9406
- Porto Grande
Endereço: Avenida Amapá s/n, bairro Malvinas
Contato: (96) 98403-8359
Fonte: Agência de Notícias do Amapá