InícioAmapáGoverno do Amapá lança chamada pública para desenvolver projeto de preservação da...

Governo do Amapá lança chamada pública para desenvolver projeto de preservação da Fortaleza de São José de Macapá

Edital contempla áreas da história, arqueologia, arquitetura, museologia, ciências ambientais e tecnologia da informação

O Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 24, a Chamada Pública nº 001/2025, com o intuito de fomentar a produção acadêmica e científica, valorizando e preservando um dos mais significativos patrimônios históricos do Amapá, a Fortaleza de São José de Macapá.

O edital é uma fase importante dentro do Processo de Restauração da Fortaleza, e está dentro das ações do governo para a conclusão e a entrega do Museu Fortaleza de São José de Macapá. Seu objetivo é fomentar a produção acadêmica e científica, valorizando um dos mais significativos patrimônios históricos do Estado.

CONFIRA O EDITAL AQUI

Edital é uma fase importante dentro do Processo de Restauração da Fortaleza

O edital, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e Secretaria de Cultura do Estado (Secult), é destinado a pesquisadores e estudantes vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), e contemplará áreas que incluem história, arqueologia, arquitetura, museologia, ciências ambientais e tecnologia da informação.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente via Sistema de Informação e Gestão de Projetos da Fapeap, no prazo de 28 de março a 28 de abril. O diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, ressalta que, com o processo de documentação histórica do monumento, é possível entender origens culturais do estado e garantir o acesso democrático à população.

Diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva

“O edital possui o objetivo de juntar uma documentação histórica relacionada à Fortaleza de São José de Macapá para entender o processo histórico pelo qual o Amapá passou, além de qual o papel do monumento no período colonial e durante esses 243 anos. Essa série de trabalhos será realizada por um grupo multidisciplinar, que vai trabalhar com as áreas da museologia, arqueologia, gestão ambiental e também de tecnologia de informação para que o público tenha acesso a esses documentos de forma sistematizada”, afirma Gutemberg.

Serão selecionados e financiados equipe multidisciplinar para desenvolver o “Projeto de preservação dos bens culturais e gestão do Museu Fortaleza de São José de Macapá”. Entre as ações previstas estão o levantamento, identificação e estudo de acervos históricos, como: arqueológicos e documentais, digitalização de documentos e artefatos históricos, e popularização do conhecimento gerado.

Secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli

De acordo com a secretária da Secult, Clícia Vieira Di Miceli, o trabalho resultará em um inventário com diagnóstico detalhado do acervo da Fortaleza de São José de Macapá, além de um plano de gestão museológica e institucional. A documentação digitalizada será disponibilizada para acesso público e acadêmico, acompanhada de relatórios técnico-científicos, produção de artigos e ações de popularização da ciência, como exposições e workshops.

Recursos Financeiros

O edital prevê um investimento total de R$ 478,4 mil destinado ao pagamento de bolsas para pesquisadores e estudantes, assim como ao custeio de insumos, viagens e serviços essenciais ao projeto.

Entre as ações previstas para serem executadas estão:

  • Levantamento e mapeamento geral de bens materiais e imateriais, sejam eles documentais, tridimensionais, arquivísticos, sonoros, orais, para incorporar ao acervo do museu;
  • Composição do Centro de Referência do Museu Fortaleza (setor de referência de pesquisa e documentação sobre a Fortaleza), através das pesquisas realizadas;
  • ⁠Difusão do conhecimento para a população.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA