InícioAmapáGoverno do Amapá inclui tratamento completo para pacientes com neuralgia no Hospital...

Governo do Amapá inclui tratamento completo para pacientes com neuralgia no Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá

Um dos tratamentos ofertados no Hcal é a neuralgia do trigêmeo

O Governo do Amapá está investindo em profissionais e tecnologia para ampliar os serviços da saúde pública, especialmente em áreas cuja demanda é alta. Com isso, muitos tratamentos já são realidades nos hospitais, sem a necessidade de deslocamento de pacientes para outros estados. E o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), por exemplo, está consolidando-se como uma das principais referências em neurologia no estado.

A unidade avançou nos atendimentos voltados à neurocirurgia. Um dos tratamentos é a neuralgia do trigêmeo, cujo principal sintoma é dor extrema e repentina na face, causada por uma alteração do nervo. A dor é comparada a um choque ou perfuração, sendo considerada na medicina como a pior do mundo.

De acordo com o neurocirurgião Wanderson Dias, quando há um aumento de pressão nesse nervo, lesões ou doenças, há inflamação no local, resultando na neuralgia. O hospital oferece desde o laudo neurológico até a cirurgia.

Neurocirurgião Wanderson Dias

“Atualmente já temos todo suporte necessário para atender pessoas que sofrem dessa enfermidade, com avaliação neurológica, exames de imagens de detectam o local exato que o nervo da face está sendo pressionado e prontamente segue para o procedimento cirúrgico”, explicou o neurocirurgião.

Atualmente o Hcal dispõe de 7 neurocirurgiões, que dão celeridade aos procedimentos cirúrgicos, especialmente do Programa Zera Fila, que realizou entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, 32 procedimentos.

“Tempos atrás tínhamos a escassez de profissionais e muitas vezes eram encaminhados para fora do estado e com esse olhar primordial para a saúde, temos cirurgias em dois turnos e finais de semana. O Programa Zera Fila está proporcionando essa celeridade”, reiterou o médico.

Novo equipamento

Para auxiliar no diagnósticos e tratamentos também neurológicos, o Hcal recebeu o primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública, adquirido com recursos do Tesouro Estado.

O equipamento, altamente tecnológico, já foi instalado e testado. Os profissionais estão na fase de treinamento para o início das operações. A expectativa é realizar cerca de 900 exames por mês.

ÁREA: Saúde

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA