O Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 8, a segunda etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Tartarugalzinho. A ação beneficia diretamente dezenas de famílias produtoras e a população em situação de vulnerabilidade social com a aquisição de cerca de 10 toneladas de itens, como peixes, verduras, farinha e outros produtos oriundos da agricultura familiar.
Participam dessa edição do programa mais de 30 agricultores das comunidades Janary, Cedro, Bom Jesus e Mutum. Os produtos adquiridos serão doados para 10 entidades do município que atendem crianças, jovens e famílias em vulnerabilidade social sem a necessidade de licitação.


O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, executada pelo Instituto de Desenvolvimento Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), que promove a inclusão produtiva rural, incentivando a produção agrícola e garantindo a compra direta de alimentos de pequenos agricultores, sem necessidade de licitação.
Segundo o diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, o programa fortalece a economia local e valoriza os produtores que mantêm viva a agricultura familiar no estado, dessa forma ganha o agricultor que tem a venda dos produtos garantida e a sociedade que consome alimentos de excelência.
“O PAA é mais que uma política pública, é um instrumento de transformação social. Estamos adquirindo alimentos de quem produz com esforço e dedicação no campo, e destinando a quem mais precisa. Em Tartarugalzinho, essa ação representa renda, dignidade e segurança alimentar para muitas famílias”, destacou Jorge Rafael.


Entre os agricultores beneficiados está Dona Francinete dos Santos, 58 anos, produtora de hortaliças. Moradora do assentamento Bom Jesus, ela conta que o programa foi essencial para que conseguisse se reerguer e concretizar seus projetos e sonhos.
“Eu pensei em desistir. Foi muita luta para construir tudo. Quando o Rurap chegou com o cadastro do PAA, vi uma nova chance. Hoje, vendo meus produtos sendo entregues e chegando às mesas de quem precisa, me sinto realizada”, relatou emocionada dona Francinete.

Outro exemplo é dona Adenilde Pessoa, do assentamento do Cedro. Agricultora e piscicultora, ela superou todas as dificuldades do campo e a insegurança ao investir em um pequeno tanque de peixes com apoio de técnicos do Rurap.
“Por muitos anos eu fui somente agricultora, mas não bastava para mim, eu queria mais, muito mais. Foi aí que comecei a criação de peixe tambaqui em um pequeno tanque cavado manualmente por minha família com a ajuda das linhas de crédito do Governo. Com a venda para o PAA, consegui comprar meu carro, adquirir maquinários e o principal, ter a venda garantida. Hoje, vivo da minha criação e ainda ajudo outras famílias com doações e orientações”, contou a psicultora.

Como participar do PAA
Os agricultores interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos devem procurar o escritório do Rurap mais próximo ou a Secretaria Municipal de Agricultura. É necessário estar inscrito no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e apresentar documentação básica. Técnicos do Rurap realizam visitas às propriedades, oferecem orientação técnica e auxiliam no processo de adesão.
O Governo do Amapá segue empenhado em promover o desenvolvimento rural sustentável, gerando renda para o campo e segurança alimentar para a cidade.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá