A Secretaria de Estado da Educação (Seed) finalizou o planejamento estratégico para implementação no ensino médio com foco no itinerário formativo da educação profissional. O projeto “Caminhos para a Educação – Amapá” foi criado através de oficinas, entrevistas e orientações realizadas de forma remota. A ação contou com o apoio do Instituto Tellus e da Fundação Itáu para a Educação e Cultura.
O projeto foi desenvolvido em concordância com a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Nacionais do Ensino Médio e Itinerários Formativos, com ênfase na educação profissional e tecnológica, considerando a realidade e potencialidades do Amapá.
De acordo com a secretária-adjunta de políticas educacionais da Seed, Neurizete Nascimento, após esse processo de construção, o próximo passo é a implementação na rede estadual.
“Com a conclusão do planejamento estratégico, daremos continuidade ao plano de implementação visando ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica do Amapá”, pontuou Neurizete.
Para Ana Machado, líder de projetos do Instituto Tellus, o processo proporcionou conhecimento sobre as diversidades e potencialidades do Amapá, além de expectativas superadas por conta do engajamento e participação dos técnicos da Seed durante.
“Participar da jornada de cocriação do planejamento estratégico para implementar um novo ensino médio no Amapá foi uma experiência muito gratificante, cheia de aprendizados e inspirações. Sou muito grata pela oportunidade de colaborar com uma etapa tão importante para o futuro dos jovens amapaenses e sigo conectada ao estado e pessoas que conheci através do projeto”, concluiu Machado.
Ainda segundo a Seed, o projeto “Caminhos para Educação – Amapá” terá também um site que contém todos os guias que nortearão as ações na educação estadual. O portal auxiliará o monitoramento, integração e suporte na implementação dessas ações.
“Esse projeto é extremamente importante para o fortalecimento da política de implementação do ensino médio, com foco do itinerário de formação técnica e profissional”, finalizou Neurizete Nascimento.