O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 27, a distribuição de 28.750 testes rápidos (TR) para diagnóstico de dengue no estado. O material foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde por meio do Plano de Ação para Redução da Dengue e outras Arboviroses.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá coordena a distribuição para as prefeituras dos 16 municípios. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente nas cidades distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.
“O uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes do Governo do Estado, possibilitando o diagnóstico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos municípios e a melhor conduta clínica aos pacientes”, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
O critério de distribuição foi o mesmo adotado pelo MS, e levou em conta a proporção de notificações de casos suspeitos de dengue em cada município, entre as semanas epidemiológicas (SE) de 27/2024 e 02/2025, independentemente da classificação final.
Foram consideradas as notificações de casos suspeitos em função da demanda gerada a partir da busca por atendimento médico, e pela utilidade dos testes rápidos em contribuir, em conjunto com outros elementos, para a definição de conduta clínica oportuna mais adequada individualmente.
O TR para detecção do antígeno NS1 deve ser realizado entre o primeiro e o quinto dia, após o início dos sintomas com resultado em até 20 minutos, entretanto, os municípios devem manter o envio de amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise pelo RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real) técnica molecular altamente sensível e específica que desempenha um papel crucial na diferenciação dos quatro sorotipos do vírus da dengue e outras arboviroses como zika e chikungunya.
Quantos testes cada município irá receber:
- Macapá: 11.500
- Santana: 5.550
- Oiapoque: 2 mil
- Porto Grande: 2 mil
- Mazagão: 1.450
- Calçoene: 1.450
- Tartarugalzinho: 1.550
- Serra do Navio: 500
- Laranjal do Jari: 1 mil
- Ferreira Gomes: 500
- Pedra Branca do Amapari: 500
- Amapá: 150
- Itaubal: 150
- Cutias: 150
- Pracuúba: 150
- Vitória do Jari: 150
Fonte: Agência de Notícias do Amapá