InícioAmapáGoverno do Amapá avança na municipalização da educação básica com o compartilhamento...

Governo do Amapá avança na municipalização da educação básica com o compartilhamento e repasse de escolas para prefeituras

Prédio da Escola Estadual Padaria, reformada pelo Governo do Amapá, é compartilhado com a rede municipal

O Governo do Amapá reordenou e compartilhou o prédio de escolas estaduais com as prefeituras de Mazagão, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari, a fim de avançar em direção à municipalização da educação básica. A iniciativa visa fazer uma gestão eficiente dos recursos públicos, e fortalece a cooperação intergovernamental.

Para a Prefeitura de Mazagão, foram repassadas as escolas Amilar Arthur Brenha e Damaso de Jesus Nascimento. Além disso, o prédio das Escolas Estaduais Antonico do Rio Preto, Central do Maracá, Pancada do Caimaipi, Piquiazal e Rio Navio passarão a ser compartilhados com a rede municipal da localidade, a fim de atender turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.

Estudo para o repasse é feito com cautela, levando em consideração o orçamento e planejamento das redes

Já para Tartarugalzinho, foi cedida a escola João Camarão. Também foi reordenada a modalidade das Escolas Estaduais Santa Fé do Florestal, Raimundo Maciel, Uapezal, Nova Vida e Chico Mendes.

Por fim, a rede municipal de ensino de Laranjal do Jari recebeu o reordenamento da escola Marinho do Cajari e o compartilhamento do prédio da Escola Estadual Padaria, que foi completamente reconstruída pelo Governo do Estado.

A Comissão de Municipalização se reuniu com a gestão dos municípios

“Estas cessões aconteceram gradativamente ao longo de 2024. Também já começamos os estudos de escolas que podem ser repassadas em 2025, e isso é feito com muita cautela, levando em conta o orçamento do Estado, a demanda de estudantes e a estrutura já existente em cada rede municipal”, explica Débora Vale, integrante da Comissão de Municipalização da Secretaria de Estado da Educação.

Conforme a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a alfabetização e o ensino fundamental são responsabilidades das prefeituras, prioritariamente. Por isso, o Governo do Amapá repassa escolas para os municípios, a fim de focar os recursos estaduais nas etapas de ensino fundamental 2 e ensino médio.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA