InícioAmapáGoverno do Amapá amplia programa Zera Fila para atender 14 especialidades no...

Governo do Amapá amplia programa Zera Fila para atender 14 especialidades no Hospital de Clínicas Alberto Lima

As cirurgias com a gestão compartilhada já foram iniciadas e apresentam resultados significativosO Governo do Amapá avança com o programa Zera Fila no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, ampliando os procedimentos em 14 especialidades. A iniciativa é executada com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos).

A parceria atua na demanda acumulada em áreas como ortopedia, traumatologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia, oncologia, cirurgia torácica, plástica, endoscópica, bucomaxilofacial e emergencial, com foco na valorização do paciente, visando eliminar as remarcações e agilizar os atendimentos.

Até esta segunda-feira, 16, já foram realizados 58 procedimentosAs cirurgias com a gestão compartilhada já foram iniciadas e apresentam resultados significativos. Até esta segunda-feira, 16, já foram realizados 58 procedimentos ortopédicos, incluindo fraturas, cirurgias de bacia e fêmur. Pacientes que aguardavam há mais de 90 dias já poderão passar o Natal em casa.

Um dos beneficiados é Sebastião Furtado de Souza, que aguardava há meses por uma cirurgia ortopédica. Preocupado com o problema na perna, ele comemora emocionado a realização do procedimento.

“Estou muito feliz! Graças a Deus e a essa nova equipe, fui operado em uma semana. Disseram que eu poderia perder a perna, mas isso não aconteceu. Agora é só esperar a recuperação. Estou pronto”, celebrou o paciente.

Sebastião Furtado de Souza aguardava há meses por uma cirurgia ortopédica e realizou o procedimento no Zera Fila

Mapa da transparência

O secretário adjunto de Assistência Hospitalar da Sesa, Rinaldo Martins, destacou o compromisso do programa em atender a demanda reprimida, uma política do Governo do Estado implementada no primeiro ano da atual gestão e que já está consolidada.

Gestor hospitalar, Daniel Mila“A parceria com os Capuchinhos permite a realização de cirurgias em 14 especialidades, com uma meta mensal de 650 procedimentos. O paciente terá acompanhamento pós-cirúrgico até receber alta, e teremos o Mapa da Transparência, onde será possível acompanhar os procedimentos realizados, tudo no âmbito do SUS”, explicou o gestor.

O gestor hospitalar, Daniel Mila, enfatizou a importância da gestão compartilhada, que deve atender 1,4 mil cirurgias ortopédicas represadas e quase mil cirurgias gerais. “Nossa equipe está comprometida em garantir que não faltem profissionais nas escalas e suprimentos essenciais, como órtese, prótese e materiais especiais para assegurar o melhor atendimento possível”.

Com a gestão de 108 leitos cirúrgicos e 14 leitos de UTI, a parceria permite maior controle sobre a produtividade e a qualidade dos serviços, alinhando-se às diretrizes do SUS. A Organização da Sociedade Civil Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate tem mais de 30 anos de atuação no Amapá, promovendo saúde e assistência social.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA