As cirurgias com a gestão compartilhada já foram iniciadas e apresentam resultados significativosO Governo do Amapá avança com o programa Zera Fila no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, ampliando os procedimentos em 14 especialidades. A iniciativa é executada com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos).
A parceria atua na demanda acumulada em áreas como ortopedia, traumatologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia, oncologia, cirurgia torácica, plástica, endoscópica, bucomaxilofacial e emergencial, com foco na valorização do paciente, visando eliminar as remarcações e agilizar os atendimentos.
Até esta segunda-feira, 16, já foram realizados 58 procedimentosAs cirurgias com a gestão compartilhada já foram iniciadas e apresentam resultados significativos. Até esta segunda-feira, 16, já foram realizados 58 procedimentos ortopédicos, incluindo fraturas, cirurgias de bacia e fêmur. Pacientes que aguardavam há mais de 90 dias já poderão passar o Natal em casa.
Um dos beneficiados é Sebastião Furtado de Souza, que aguardava há meses por uma cirurgia ortopédica. Preocupado com o problema na perna, ele comemora emocionado a realização do procedimento.
“Estou muito feliz! Graças a Deus e a essa nova equipe, fui operado em uma semana. Disseram que eu poderia perder a perna, mas isso não aconteceu. Agora é só esperar a recuperação. Estou pronto”, celebrou o paciente.
Sebastião Furtado de Souza aguardava há meses por uma cirurgia ortopédica e realizou o procedimento no Zera Fila
Mapa da transparência
O secretário adjunto de Assistência Hospitalar da Sesa, Rinaldo Martins, destacou o compromisso do programa em atender a demanda reprimida, uma política do Governo do Estado implementada no primeiro ano da atual gestão e que já está consolidada.
Gestor hospitalar, Daniel Mila“A parceria com os Capuchinhos permite a realização de cirurgias em 14 especialidades, com uma meta mensal de 650 procedimentos. O paciente terá acompanhamento pós-cirúrgico até receber alta, e teremos o Mapa da Transparência, onde será possível acompanhar os procedimentos realizados, tudo no âmbito do SUS”, explicou o gestor.
O gestor hospitalar, Daniel Mila, enfatizou a importância da gestão compartilhada, que deve atender 1,4 mil cirurgias ortopédicas represadas e quase mil cirurgias gerais. “Nossa equipe está comprometida em garantir que não faltem profissionais nas escalas e suprimentos essenciais, como órtese, prótese e materiais especiais para assegurar o melhor atendimento possível”.
Com a gestão de 108 leitos cirúrgicos e 14 leitos de UTI, a parceria permite maior controle sobre a produtividade e a qualidade dos serviços, alinhando-se às diretrizes do SUS. A Organização da Sociedade Civil Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate tem mais de 30 anos de atuação no Amapá, promovendo saúde e assistência social.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá