O Governo do Estado alinhou melhorias de fluxo para a circulação de veículos no perímetro do Parque de Exposições da Fazendinha durante a 53ª Expofeira do Amapá. O encontro teve a presença de representantes de órgãos de trânsito estaduais, profissionais do transporte de passageiros e membros da comunidade.
Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), a reunião definiu um novo ponto de táxi, maior recuo para embarque e desembarque, uma nova faixa principal e reforçou medidas adotadas na edição anterior, como o incentivo ao uso de transporte alternativo. A Expofeira deste ano ocorre de 29 de agosto a 8 de setembro.
“Temos novidades para este ano e a inovação será com a mudança da faixa principal, que mudará de lado, garantindo maior fluidez do trânsito, além da criação de uma ‘baia’ de 100 metros que vai funcionar como recuo de embarque e desembarque de passageiros e garantindo assim que ninguém fique sem transporte”, explicou o diretor-presidente do Detran-AP, Rorinaldo Gonçalves.
As equipes do Detran, Batalhão de Policiamento de trânsito da Polícia Militar (BPTRAN), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Amapá irão realizar outros encontros para dialogar com taxistas e demais órgãos sobre as mudanças no trânsito.
Em 2023, a maior vitrine de negócios recebeu cerca de 2 milhões de visitantes e, para receber um público tão grande, o Detran orienta que a população intensifique o uso de transportes alternativos.
O diretor ressaltou, ainda, que nesta edição haverá um ponto de táxi oficial, que funcionará no mesmo local do ponto de ônibus, além dos espaços para mototáxis e áreas de embarque e desembarque na frente da feira que serão delimitadas.
“Fizemos também as tratativas para sinalização externa, então já delimitamos alguns pontos para área de embarque e desembarque fora da rodovia. A Secretaria de Estado de Transporte irá entrar com as obras necessárias para posteriormente entrarmos com sinalização horizontal desses pontos”, reforçou diretor técnico do Detran, Luiz Henrique Duarte.
Fonte: Governo AP