Governo do Amapá investe em equipamentos tecnológicos de última geração para melhorar o atendimento em saúde, especialmente de pacientes oncológicos que fazem tratamento na Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon). Entre as aquisições estão 15 bombas de infusão que garantem maior precisão e segurança na administração de medicamentos quimioterápicos.
Nesta segunda-feira, 24, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu um treinamento para os profissionais, com etapas teóricas e práticas, sobre o funcionamento das novas bombas, que permitem uma liberação controlada e programável da medicação diretamente no tecido alvo, assegurando a dosagem exata e o tempo correto de administração. Essa tecnologia melhora a eficácia da terapia, reduz riscos de erros e otimiza o trabalho das equipes.

O técnico de enfermagem Gilcimar Moreira destaca a importância dessa modernização para a rotina de atendimento dos pacientes, pois os equipamentos usados atualmente demandam monitoramento constante.

“Essa bomba é uma das mais modernas do mercado e facilitará muito nosso trabalho, principalmente na administração de quimioterápicos de longa duração. Agora, poderemos programar o tempo e a quantidade exata de infusão, garantindo mais segurança para o paciente”, ressaltou Moreira.
De acordo com a técnica de enfermagem, Aline Miranda, uma das profissionais responsável pelo treinamento, a capacitação envolve dez profissionais da Unacon, que atuarão como multiplicadores, compartilhando o conhecimento com os demais colegas.
“Essa nova bomba que será utilizada na Unacon é exclusiva para o tratamento quimioterápico. Um equipamento semelhante já é empregado na UTI do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima [HCal] para nutrição parenteral, mas esta será específica para a medicação”, explicou Aline.
Atualmente, a unidade de quimioterapia da Unacon atende, em média, 38 pacientes por dia. O objetivo é melhorar o fluxo de atendimento e proporcionar um tratamento ainda mais seguro e eficaz com a modernização dos equipamentos e a capacitação da equipe.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá