InícioAmapáGovernador Clécio Luís vistoria obra de construção do Hospital de Pequeno Porte,...

Governador Clécio Luís vistoria obra de construção do Hospital de Pequeno Porte, no município de Amapá

Projeto foi ampliado para oferecer mais serviços e garantir atendimento digno à população das regiões mais afastadas

O governador Clécio Luís acompanhou nesta sexta-feira, 16, a obra do Hospital de Pequeno Porte no município de Amapá. Inicialmente, a construção seria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de porte 3, mas, para atender melhor às necessidades da população local, o projeto foi adaptado e ampliado. Os trabalhos estão na fase de concretagem e demolição da estrutura antiga.

“A previsão é de entregar até o final do ano. Esse hospital vai fazer toda a diferença no atendimento à população, especialmente nas regiões mais afastadas, porque contará com setores de urgência, emergência, clínica e ambulatório bem estruturados. Com essa unidade, vamos descentralizar os atendimentos, reduzir a superlotação na capital e garantir mais dignidade e acesso à saúde para quem mais precisa”, enfatizou Clécio Luís.

Estrutura metálica já instalada em parte do hospital, que deve ser entregue até o fim do ano

A obra, coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), é executada com recursos oriundos do Tesouro Estadual e integra o Plano de Governo da atual gestão, que trata a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável. As atividades seguem um planejamento e ocorrem de forma ininterrupta.

Trabalhadores atuam na fase de concretagem e estruturação do novo hospital

A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, explicou que a nova estrutura hospitalar em Amapá contará com exames de imagem, sala de raio-x, tomografia, além de espaços para pré-parto, parto, pós-parto, nutrição e pequenos curativos.

“É uma nova estrutura, um hospital novo. A gente vai sair da estrutura de uma lona, que já tá há algum tempo, para uma estrutura moderna que vai realmente mudar completamente o atendimento de saúde aqui no município de Amapá”, afirmou Nair.

Clécio Luís vistoria o canteiro de obras e conversa com a equipe técnica responsável pela construção

Ritmo acelerado

Nos blocos 1 e 2, onde as atividades estão mais avançadas, já foi erguida a estrutura metálica que vai receber os painéis termoacústicas com fechamento de paredes externas e “drywall”, sistema de construção a seco que utiliza placas de gesso acartonado, em paredes internas. A estrutura “radier”, laje de concreto que cobre toda a área da construção em contato direto com o solo, também está pronta. No bloco 3, as equipes atuam nos serviços iniciais de limpeza e escavação de bases.

A obra gera aproximadamente 30 empregos para profissionais de diferentes categorias como engenheiro, pedreiros, carpinteiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, pintores, serralheiros, ajudantes, encanador, mestre de obras e vigilantes.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA