Governador Clécio Luís, vice-governador Teles Júnior e do senador Davi Alcolumbre ouviram pacientes e profissionais no HEO governador do Amapá, Clécio Luís, visitou nesta quinta-feira, 2, o Hospital de Emergências (HE) de Macapá, junto ao vice-governador Teles Júnior e do senador Davi Alcolumbre. É a terceira vez que o gestor inicia o ano na unidade hospitalar, onde pôde acompanhar os pacientes, que destacaram a celeridade nos procedimentos cirúrgicos e no fluxo de atendimento, além de conversar com os profissionais de saúde, que enfatizaram a melhoria do ambiente de trabalho alcançados nos últimos dois anos.
Desde o início da gestão, o Governo do Estado tem investido na infraestrutura do hospital, com destaque para a reforma de 2023, que revitalizou mais de 80 espaços e o novo HE, que na oportunidade também foi visitado pelas autoridades. Prioridade no Plano de Governo da gestão, a obra possui recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Tesouro Estadual.
Momento foi uma oportunidade ouvir os pacientes que usufruem dos serviços da unidade“Hoje podemos ver um hospital completamente renovado com corredores vazios, equipamentos novos, como tomógrafos, ultrassons e raios-x. Uma estrutura que, mesmo com quase 60 anos, agora oferece melhores condições físicas e operacionais. Reconhecemos os avanços alcançados, mas sabemos que ainda há muito a ser feito, e não vamos descansar enquanto isso não acontecer”, destacou o governador Clécio Luís.
Nos últimos 15 dias, não houve registro de pacientes fora de leitosEntre as medidas de resolutividade da saúde pública do Amapá, o novo HE deve solucionar os problemas crônicos do atual prédio, oferecendo mais espaço e melhor infraestrutura aos pacientes e profissionais. A maior obra de saúde pública do estado terá cinco andares, mais de 15 mil metros quadrados e capacidade para 212 leitos.
Na ocasião, o setor de triagem indicou aos gestores e ao parlamentar que 60% dos atendimentos são de atenção primária, que poderiam ser realizados em Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, como sintomas gripais.
Com equipamentos modernos, exames de imagem duram menos de cinco minutosO vice-governador Teles Júnior destacou a implantação do novo sistema de atendimento para desafogar o atendimento de baixa complexidade, permitindo que HE se concentre nos casos de urgência e emergência.
“O que se vê aqui no HE é, em parte, uma melhora do sistema de saúde, com a ampliação de leitos de retaguarda, melhorias na triagem e na ampliação dos leitos hospitalares. Tudo isso é um esforço do governo para melhorar o sistema de saúde como um todo. O HE é apenas um reflexo da porta de retaguarda do nosso sistema de saúde pública”, comentou Teles Júnior.
Visita passou pelos corredores até espaços internos do hospitalO senador Davi Alcolumbre destacou a coragem do governador Clécio Luís e do vice-governador Teles Júnior por enfrentarem uma agenda complexa, tanto no Amapá quanto em todo o Brasil. Ele ressaltou que a saúde pública é um grande desafio nacional e, como senador, tem acompanhado as dificuldades enfrentadas por outros governadores. Enfatizou também o esforço para assegurar recursos federais e emendas parlamentares ao estado.
Senador da República, Davi Alcolumbre, na farmárcia do HE“A determinação do governador Clécio, do vice Teles e de toda a equipe tem sido essencial para as transformações que vivemos nesses dois anos, um feito extraordinário da gestão pública. Como senador, digo que a bancada federal nunca faltou ao Governo do Amapá nem às prefeituras dos 16 municípios. Estamos alocando recursos decisivos para o avanço da saúde pública em todo o estado”, enfatizou Alcolumbre.
A valorização profissional, com ambientes mais acolhedores e humanizados, foi um dos avanços na unidade
Fonte: Agência de Notícias do Amapá