A festividade de São Gonçalo, apoiada pelo Governo do Estado, aconteceu nesta sexta-feira, 10, em Mazagão Velho, com programação que celebraram e reforçaram a fé e simbolismo cultural da comunidade. Com devoção e fé, Maria Lúcia Barreto, de 67 anos, foi uma das devotas presentes que todo ano acompanha a programação.
A aposentada contou que participa do movimento cultural religiosos desde sua juventude. Ao adentrar à igreja, foi uma das que se emocionou cantando as cantigas do santo, que durou aproximadamente 15 minutos.
“Gosto de participar das novenas, faço parte da folia, componho o grupo há anos. Estar aqui é uma emoção muito grande, fiquei emocionada ao lembrar de bênçãos em minha vida, de ter minha saúde e poder andar e acompanhar a precisão. Lembrei também das conquistas do meu filho que agora é funcionário público do Governo do Estado”, comemorou a aposentada mazaganense.
Com mais de 200 anos de história, o evento de herança portuguesa marca a chegada do calendário oficial das demais celebrações religiosas ao longo do ano no município. O santo é conhecido como o padroeiro dos violeiros e também casamenteiro.
Além dos ritos religiosos, a festividade segue pela parte da tarde e início da noite com momentos de confraternização, almoço coletivo, música ao vivo e atividades tradicionais como o leilão e a derrubada do mastro.
Confira a programação de encerramento:
- 18h – Novena
- 20h – Festa dançante
Fonte: Agência de Notícias do Amapá