Cães e gatos em idade avançada podem adquirir doenças irreversíveis, mas com acompanhamento e tratamento paliativo, elas podem ser retardadas. Por isso, o Governo do Amapá intensifica a campanha que conscientiza os tutores sobre os cuidados especiais que devem ser tomados com os pets, sejam idosos ou com problemas de saúde.
A iniciativa “Fevereiro Roxo”, coordenada no estado pela Secretaria do Bem-Estar Animal, reforça a existência e necessidade de prevenção sobre enfermidades neurodegenerativas. A medicina aliada à tecnologia e o amor pelos bichinhos, podem controlar os sinais de enfermidades degenerativas que atingem o cérebro e quadros neurológicos dos pets.

Segundo a secretária do Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, os pets mais velhos se tornam menos ativos e mais suscetíveis a doenças relacionadas com a idade. As doenças neurodegenerativas podem causar perda de memória, movimentos involuntários, convulsões, alteração de sono, vocalização e dor crônica, entre outros.

“Com a idade mais avançada, as diferentes necessidades nutricionais mudam e a forma de cuidar de seu pet também precisa ser adaptada. Por isso, é muito importante você levar seu bichinho idoso ao médico veterinário para que sejam passadas orientações de como tratá-lo da melhor forma. Sempre é necessário estimular atividade física regular e estímulo mental”, explicou Laudenice.
Fevereiro Roxo
Em 2014, o mês foi destinado para conscientizar a população sobre três doenças sem cura em humanos que também podem ser contraídas pelos animais: Alzheimer, lúpus e fibromialgia. A campanha se ampliou e passou a ser utilizada para alertar tutores sobre as enfermidades neurodegenerativas que atingem os animais de estimação, principalmente na fase idosa.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá