O início do ano letivo sempre traz uma mistura de sentimentos como ansiedade, empolgação e desafios para os estudantes. O retorno à rotina escolar representa a oportunidade de reencontrar amigos, professores e retomar os estudos com novos aprendizados. O Governo do Amapá iniciou, na quarta-feira, 12, o ano letivo de 2025 na rede estadual de ensino.
No primeiro dia de volta às aulas, aproximadamente 90 mil estudantes de 262 escolas retornaram às unidades educacionais, representando 85% da rede estadual. A Escola Gabriel de Almeida Café, em Macapá, é uma das escolas que recebeu seus quase 3 mil alunos.

No 3º ano do ensino médio, Ana Júlia da Silva Gomes, de 18 anos, que desde o primeiro ano se prepara para o Enem, vê 2025 como a última etapa antes da tão sonhada vaga no ensino superior. Para a estudante, o retorno às aulas é mais um motivo para reencontrar os amigos e aproveitar o último ano sem perder o foco no principal objetivo, que é alcançar a universidade. Além disso, a estudante reforça a importância da preparação que a Escola Gabriel de Almeida Café tem proporcionado ao longo dos anos.
“Estava ansiosa para voltar e com saudades da rotina de estudos e dos amigos. A escola tem nos preparado bem para o Enem desde o início, sempre trazendo conteúdos relevantes. Espero que este ano seja ainda melhor, com uma preparação intensa e um ensino de qualidade”, revelou Ana.
José Emanuel Mendes das Mercês, de 16 anos, também está no último ano do ensino médio e encara esse início das aulas como um “divisor de águas”. Ele já traça planos para o futuro e busca alcançar uma boa nota no Enem, para ingressar em uma faculdade ou tentar passar em um concurso público. Para o estudante, além do foco nos estudos, a pressão da reta final do ensino médio traz a necessidade de um bom suporte, o qual ele acredita que a escola oferece.

“Esse ano é de aprendizagem, estou muito ansioso para as aulas, quero usar esse ano para tirar uma boa nota e conseguir entrar em uma faculdade. Quero muito Engenharia Civil, sou mais da área de exatas, mas também penso na carreira militar”, afirmou José Emanuel.
O retorno às aulas também traz um reforço na estrutura física e pedagógica da Escola Gabriel de Almeida Café. O vice-diretor, Natanael Pereira Isacksson, que há 24 anos se dedica à educação, destaca as melhorias na unidade para oferecer um ambiente adequado ao aprendizado. Foram realizados trabalhos na infraestrutura, pinturas das salas de aula, entre outros serviços.

“Nosso objetivo para esse ano letivo é preparar cada vez mais nossos alunos para o futuro. Tivemos alunos que foram muito bem e atingiram 980 pontos na redação do Enem e dezenas de aprovações em cursos concorridos nas faculdades e universidades. Estamos focados em oferecer o suporte necessário para que todos possam alcançar grandes conquistas”, concluiu o vice-diretor.
Como forma de inspirar os estudantes e celebrar os que já começaram a trilhar um caminho de sucesso na vida acadêmica, a escola também organizou uma homenagem especial para os aprovados no Enem, no Instituto Federal do Amapá (Ifap) e na Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
Na aula inaugural, alguns ex-alunos que agora vão para a universidade receberam certificados de honra, reconhecendo seus esforços e como incentivo aos outros estudantes a seguirem pelo mesmo caminho. No mural da escola, as conquistas foram destacadas, com as notas mais altas da última edição do Enem em evidência.
Semana de volta às aulas
O Governo do Amapá preparou uma programação extensa para comemorar o início do ano letivo na rede estadual, começando com o lançamento do projeto ‘Escola Segura’, na segunda-feira, 10. A celebração continuou nesta sexta-feira, 14, com uma exibição especial do filme “Ainda Estou Aqui” para professores de história, e a entrega da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Porto Grande, neste sábado, 15.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá