InícioAmapáEscola Municipal Hildemar Maia realiza atividades alusivas ao mês de combate ao...

Escola Municipal Hildemar Maia realiza atividades alusivas ao mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O evento aconteceu na Escola Municipal Hildemar Maia | Foto: Maiely Cardoso/PMM

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Macapá realizou, nas escolas municipais, atividades e ações sobre a Campanha Maio Laranja. Intenção é combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta quarta-feira (29), a ação foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hildemar Maia para os estudantes do 1º a 5º ano.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Madson Millor, destacou a importância das ações no ambiente escolar. “A gestão pública sempre se preocupa com a segurança e bem-estar das crianças e adolescentes. As crianças precisam saber que podem contar com as orientações do corpo docente, que pode acolher e encaminhar à rede de proteção que o Município oferece”, acrescentou.

Secretário da Semed, Madson Millor | Foto: Maiely Cardoso/PMM

Professores e alunos executaram atividades como: plantio de flores amarelas, o símbolo da campanha e exposição de mural com frases e desenhos sobre a campanha “Faça Bonito na Escola”. Na ocasião, também foi realizada uma singela homenagem à pequena Sarah Lopes, aluna da Emef Wilson Malcher, morta em 2023.

A aluna Anna Sophia Freitas, do 5º ano, contou que o momento foi importante para aprender mais sobre o assunto. “Aprendi que devemos estar atentas a qualquer situação de abuso sexual. A gente não pode deixar as pessoas encostarem no nosso corpo e fazerem coisas que não são permitidas”, destacou.

Projeto Faça Bonito na Escola

O objetivo da campanha anual é ressaltar a responsabilidade do Poder Público e da sociedade para implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA