InícioAmapáEscola Marly Maria realiza 4ª Jornada da Francofonia para mais de mil...

Escola Marly Maria realiza 4ª Jornada da Francofonia para mais de mil alunos com apoio do Governo do Amapá

A ação integra o projeto “Março, mês da Francofonia” na valorização da língua francesa

A Escola Bilíngue Marly Maria, localizada no conjunto Habitacional Macapaba, realizou, no dia 5 de abril, a 4ª Journée de la Francophonie (Jornada da Francofonia), reunindo mais de mil estudantes do ensino fundamental I em um grande desfile cultural e exposições interdisciplinares. A ação integra o projeto “Março, mês da Francofonia”, promovido desde 2019 pela instituição com apoio do Governo do Estado e da Embaixada da França.

Durante todo o mês de março, as 28 turmas da escola, 14 no turno da manhã e 14 à tarde, adotaram países francófonos como tema de estudo. As salas de aula se transformaram em verdadeiras embaixadas culturais, com trabalhos desenvolvidos de forma interdisciplinar, integrando alunos e toda a comunidade escolar. Os alunos exploraram aspectos como geografia, história, economia, cultura, gastronomia, política e esportes das nações escolhidas.

A culminância do projeto contou com um desfile temático destacando as particularidades de cada país

Coordenado pela professora Ivanete Gomes, que atua na escola desde sua fundação em 2018, o projeto é uma celebração ao Dia Internacional da Francofonia, comemorado em 20 de março.

A coordenadora Ivanete Gomes na programação falando ao Microfone

“Esse dia é festejado no mundo inteiro, porque o francês é falado em diversos países. No Brasil, também há muitas manifestações culturais nesse período. Em nossa celebração, cada sala se transforma em um país. Os professores escolhem temas norteadores, como PIB, taxa de desemprego, pratos típicos, museus, colonialismo, entre outros, para trabalhar com os alunos”, explicou Ivanete.

A culminância do projeto contou com um desfile temático, no qual as turmas apresentaram seus países caracterizadas com trajes típicos e carregando símbolos nacionais, na programação houve até chuva de neve. 

“É uma atividade que empolga muito as crianças. Elas desfilam ao som dos hinos nacionais, gritando palavras de ordem com o nome do país representado. Foi uma festa muito bonita, com muita participação da comunidade escolar”, finalizou a professora.

A Suíça foi um dos países francófonos homenageados

A 4ª Jornada também teve momentos artísticos, como o show da cantora Nani Rodrigues com músicos convidados, além da presença de francófonos africanos, que participaram das atividades da tarde. Um dos destaques do evento foi a entrega das medalhas “Lauréats de la Francophonie”, concedidas a pessoas e instituições que contribuíram significativamente para a promoção da língua francesa no estado. 

ÁREA: Educação

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA