O Governo do Amapá deu início ao processo de lotação dos 482 novos servidores aprovados no concurso da educação e nomeados pelo governador Clécio Luís em dezembro de 2024. Entre os novos profissionais estão professores, pedagogos e cuidadores que irão atuar nas escolas públicas de todo o estado.
Uma dessas servidoras é Eva de Ana da Silva Miranda, de 52 anos. Natural de Porto Grande, onde foi lotada como cuidadora na Escola Estadual José Ribamar Teixeira, ela encara a função como um chamado, ressaltando sua dedicação à educação especial e ao cuidado de crianças com necessidades específicas.
“Educação especial, para mim, é algo muito maior. Vivo com pessoas com necessidades especiais, sejam crianças ou adultos, e isso sempre me comoveu. Agora, como cuidadora, vou apoiar essas crianças de uma forma que elas realmente merecem, promovendo inclusão no ensino público. Para mim, é como um sacerdócio”, declarou a nova servidora.
Eva afirma que o resultado da aprovação foi de dedicação e planejamento. Com apenas três meses de preparação e após tentar outros concursos sem sucesso, ela encontrou um método de estudos que fez toda a diferença, estudou a banca e entendeu o seu funcionamento. A profissional foi a 5ª colocada no município e para ela a conquista foi início de um sonho.
A sua rotina de estudos era intensa e com muito foco. Enquanto as outras pessoas da casa se divertiam, ela aproveitava os momentos de silêncio em casa para se dedicar, às vezes durante o dia, outros a noite, mas sempre abdicou da sua diversão para focar em seus objetivos durante os três meses.
Agora empossada, Eva se prepara para trabalhar na Escola Estadual José Ribamar Teixeira, uma escola modelo em Porto Grande, recém-inaugurada pelo Governo do Amapá. Com isso, a servidora acredita que o papel do cuidador vai além das tarefas básicas, e que, é fundamental entender as leis que amparam as crianças com necessidades especiais para estar preparada para situações emergenciais.
“Minha expectativa é ajudar a minha comunidade, que é muito carente de profissionais. Quero oferecer o meu melhor para as crianças e trabalhar com a inclusão, sempre adquirindo mais conhecimentos para desempenhar minha função como cuidadora. É essencial estar capacitada para lidar com emergências, como engasgos ou outros incidentes”, concluiu Eva Miranda, empolgada com o novo cargo.
Processo de lotação
O processo de lotação dos novos servidores ocorreu até 10 de janeiro, no Super Fácil Educação, dentro da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá. Durante o período, os profissionais aprovados no concurso participaram do processo de escolha das escolas onde irão atuar. Por fim, os servidores irão passar pelo curso de qualificação, que inicia na segunda-feira, 13. Após a conclusão do curso os profissionais estarão aptos para atuar em todos os 16 municípios do estado ainda em 2025.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá