‘É o momento de entender o nosso papel dentro da escola’, diz monitora escolar durante formação realizada pelo Governo do Amapá

0
12
Monitora da Escola Estadual Coaracy Nunes, Jéssica Thaís

Com o objetivo de capacitar os 33 novos profissionais contratados pelo “Programa Bolsa Monitoria” para atuação em escolas de tempo integral da rede estadual de ensino, o Governo do Amapá realizou uma formação de aprimoramento, nesta quinta-feira, 8, no Auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá.

Durante o evento, todos receberam um guia de orientações pedagógicas e debateram sobre atividades culturais, sociais, científicas, esportivas e tecnológicas para o melhor desenvolvimento dos estudantes e participaram de dinâmicas. Estiveram presentes monitores e diretores de escolas estaduais de Macapá, Santana, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Pracuúba, Porto Grande, Cutias do Araguari e Ferreira Gomes.

Governo do Amapá realizou formação para 33 profissionais das escolas em tempo integral

Para a monitora da Escola Estadual Coaracy Nunes, Jéssica Thaís, o apoio técnico ofertado pelo Governo do Estado traz mais segurança para o trabalho, pois ensina as diretrizes e práticas já adotadas pela rede e ainda incentiva os profissionais a colaborarem através de suas áreas.

“A gente já está na escola desde março e tem sido uma experiência muito importante, tanto para mim quanto para os outros monitores, porque é o nosso primeiro contato com a prática docente fora do ambiente do estágio. Estamos recebendo esse suporte para que a nossa prática docente seja bem baseada, feita com qualidade, num espaço legal.  Essa formação de hoje é o momento de entender qual o nosso papel dentro da escola, porque ainda nos faltava um embasamento técnico do que a gente tem que fazer”, explicou Jéssica.

A formação também se mostrou importante para a monitora da Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, Beatriz Oliveira, que atua na área da educação e sustentabilidade com alunos do ensino fundamental. Para ela, a primeira experiência com o ensino em tempo integral está sendo enriquecedor, e a capacitação veio para somar.

Monitora da Escola Esther da Silva Virgolino, Beatriz Oliveira

“Estou aprendendo como funciona, fomos bem recebidos, são ótimos alunos e a gente vê que eles querem muito estudar e aprender. Estamos atuando juntos na revitalização da horta e, como sou de geografia, estou trabalhando solo, clima e vegetação com eles. Então, essa formação aqui hoje ajuda a estarmos mais preparados para lidar com eles, nos comunicar melhor. É um reforço para a nossa atuação”, diz Beatriz.

ÁREA: Educação

Fonte: Agência de Notícias do Amapá