O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril. Para evidenciar a importância da data, a Prefeitura de Macapá realizou na terça-feira (3), na Creche Municipal Marinei Professora Uchôa, localizada na Zona Norte de Macapá, a Parada de Conscientização do Autismo, nos períodos da manhã e tarde.
As crianças participaram de brincadeiras, cantaram e soltaram balões azuis no espaço de lazer da instituição escolar.
A data, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e instituída no Brasil pela Lei 13.652/2018, tem o objetivo de difundir informações sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Leide Nunes, gestora da Creche, ressaltou a importância de se celebrar a data de conscientização do autismo para fortalecer a inclusão e valorização da pessoa com TEA, desde a infância, e também combater a desinformação e preconceito, principalmente no ambiente escolar.
“Muitas pessoas presenciam e julgam comportamentos da criança autista, achando que a criança é mimada e birrenta, sem entender que são pessoas com suas peculiaridades de comportamento que respondem de forma diferentes aos estímulos do ambiente e de outras pessoas ou situações”, explicou a gestora.
A creche atende atualmente, 34 alunos da Educação Especial. Para este acompanhamento, a rede de ensino do município conta com os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
De acordo com Joice Nunes, professora do AEE, na Creche Municipal Marinei Uchôa, a educação especial é voltada para alunos com deficiência, altas habilidades e superdotação.
O atendimento acontece no contraturno das aulas e busca facilitar o processo de aprendizagem e escolarização dos alunos com deficiência.
Livian Amaral, mãe atípica do aluno do maternal, Ruan Guilherme, estava contente com a programação.
“Nestes momentos eu posso ver o meu filho brincando e interagindo com outras crianças, sorrindo e se divertindo. Isso significa muito pra mim”, disse emocionada.
A creche possui, ao todo, 384 alunos do maternal, 1º e 2º períodos, nos turnos da manhã e tarde.
Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a forma como as pessoas se comportam e se comunicam. Caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Comumente, aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, se manifesta nos primeiros 5 anos de vida.
| Foto: Wellington Barros/PMM