O Governo do Amapá dá continuidade à chamada pública destinada a habilitar artistas, profissionais de arte e cultura em todas suas manifestações e linguagens para participação em programações artísticas e estratégicas promovidas no estado. A iniciativa busca incentivar a promoção, difusão, intercâmbio cultural, em suas linhas de circulação nacional, internacional ou mista.
CONFIRA O EDITAL E ONDE SE INSCREVER
O certame foi lançado por meio do Fundo Estadual de Cultura (FEC), para eventos apoiados pelo Governo do Estado, incluindo os que convidam agentes culturais, cuja participação é considerada viável e relevante pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As inscrições podem ser realizadas a qualquer momento, pois se trata de um edital de fluxo contínuo.
“Queremos reforçar o convite para que os artistas amapaenses se inscrevam no Edital Circuito das Artes e se habilitem para participar de variados eventos. Com isso, os fazedores de cultura podem circular pelos municípios, estados do Brasil e outros países. Essa iniciativa substitui o antigo credenciamento, com a observação de não ser um edital de concorrência entre artistas. Essa é mais uma decisão do nosso governador Clécio Luís para consolidar e difundir nossa arte”, destacou a secretária da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.
Em 2025, uma diversidade de eventos culturais será contemplada, reconhecendo a cultura e as artes em suas múltiplas linguagens, desenvolvidas por artistas, técnicos, produtoras, companhias, bandas, grupos, coletivos e demais agentes da cadeia produtiva, residentes ou com sede no Amapá.
O edital é composto por duas linhas de apoio: Circulação Local, destinado à realização de ações de agentes culturais do Amapá para compor programação artística e participação em eventos estratégicos, tais como feiras, mercados, showcases, festivais e rodadas de negócios em todo território do estado; e Circulação Nacional e/ou Internacional, voltado para a realização de ações de agentes culturais do Amapá que ocorram em qualquer outro estado brasileiro e/ou no exterior do país.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá