O tremor das baterias ritmadas tomou conta do “templo do Carnaval amapaense”, durante a primeira noite de ensaios técnicos dos desfiles das escolas de samba na Avenida Ivaldo Veras, na Zona Sul de Macapá, neste domingo, 23. O momento de exaltar a paixão sambista é aberto ao público e acontece até a terça-feira, 25.
Os desfiles oficiais, realizados pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), com incentivo do Governo do Estado e emenda do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, acontecem na sexta-feira, 28 e no sábado, 1º de março. As escolas Solidariedade e Unidos do Buritizal foram as duas últimas a realizarem os ajustes finais, com a promessa de surpresas no maior Carnaval da Amazônia.

A agremiação Unidos do Buritizal promete levantar o público com o enredo “Sou caboclo ribeirinho, de corpo, alma e verdade, sou Macapaba, eis a minha identidade”. Segundo o mestre de bateria, Jorge Junior, a expectativa é levar para a avenida tudo o que a escola preparou com carinho para o público.

“Estamos ansiosos para entrar na avenida, esse será o melhor carnaval de todos os tempos”, afirmou o mestre de bateria Jorge Junior, de 42 anos, que leva para a avenida a alegria contagiante do sorriso no olhar e o samba da escola na ponta da língua.
Natural do Rio de Janeiro, Jorge e sua mãe, Elza Castro, chegaram ao Amapá em 2014. O mestre de bateria apresenta deficiência intelectual e, segundo a genitora, que também já foi costureira da escola de samba, a emoção de ver o filho superar desafios é a maior alegria.
“É uma grande emoção pisar nessa avenida, lembro de dona Sila (em memória), que foi a grande responsável pela inclusão do meu filho na escola em 2014 quando chegamos ao Amapá, hoje ele é mestre de bateria, superando qualquer desafio”, lembrou emocionada, Elza.


Quem também esteve presente no ensaio técnico, foram os gremistas da escola Solidariedade, que traz o enredo “Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã – o Senhor da Renovação Constante”. De acordo com o apresentador da escola, Edivaldo Serrão, a agremiação deve encantar o público na próxima sexta-feira, dia 28, dia da abertura oficial dos desfiles, com algumas novidades.
“Ainda não posso revelar, mas a Solidariedade promete trazer para a avenida muitas surpresas que devem encantar o público presente”, instigou o representante da escola.
Nesta segunda-feira, 24, segue a programação com:
- 19h às 20h30 – Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte
- 20h45 às 22h15 – Universidade de Samba Boêmios do Laguinho
- 22h30 às 0h – Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados.
Terça, 25
- 19h às 20h30 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela
- 20h45 às 22h15 – Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo
- 22h30 às 0h – Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Confira a ordem e horário dos desfiles:
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Embaixada de Samba – 21h
Solidariedade – 22h35
Império da Zona Norte – 0h10
Piratas Estilizados – 1h45
Império do Povo – 3h20
Sábado, 1º de março
Emissários da Cegonha – 21h
Unidos do Buritizal – 22h35
Boêmios do Laguinho – 0h10
Maracatu da Favela – 1h45
Piratas da Batucada – 3h20
Fonte: Agência de Notícias do Amapá