Euforia, apitos incessantes para manter a marcação da bateria, adaptações nas alas para não deixar “buraco” na passagem pela avenida e muita paixão marcaram o primeiro dia dos ensaios técnicos das escolas de samba do Amapá, neste domingo, 23, no Sambódromo de Macapá.
O momento faz parte da programação do Carnaval do Meio do Mundo 2025, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado e de emenda do senador Davi Alcolumbre.

Os ensaios técnicos seguem até esta terça-feira, 25, com as 10 agremiações carnavalescas realizando os últimos ajustes antes do Desfile das Escolas de Samba do Carnaval 2025, marcado para sexta-feira, 28 e 1º de março. O evento é aberto ao público e antecipa a energia e a emoção dos brincantes.
Iniciando a primeira noite, a Associação Cultural Embaixada de Samba Cidade de Macapá, com o enredo, “A Vida é uma Feira”, busca representar a rotina e vivências dos feirantes da capital. O presidente, Adriano Leitão, estava com grandes expectativas de imaginar o trabalho feito durante meses exposto na avenida Ivaldo Veras.

“Estou feliz e confiante. A escola vem para a avenida na sexta-feira com cerca de mil brincantes, 12 alas, alegorias e tripés. A embaixada vem para mostrar a alegria do povo, com A Vida é Uma Feira, como tema de enredo, o dia a dia da nossa comunidade, dos nossos feirantes, e desde já agradecemos aos 30 feirantes que vêm participar do desfile junto com a Embaixada”, disse Leitão.
A segunda agremiação a fazer o reconhecimento da passarela do samba amapaense foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha, que vai explanar sobre o tema, “Senhor de Si” no carnaval deste ano. A presidente Eliana Maura Cardoso pontua que o ensaio técnico é um momento em que as escolas podem perceber e corrigir os erros, evoluir os acertos, e torce para que no final do desfile de cada agremiação, tudo seja um espetáculo de muito samba no pé e histórias.

“Meu coração está batendo a mais de 100 por minuto. Este é um momento muito importante para as escolas de samba, porque é único. É o momento em que a escola vai perceber os erros e vai tentar corrigi-los. Os ritmistas vão verificar o recuo, analisar cada passo que derem, os vocalistas vão verificar a qualidade do som, a harmonia vai harmonizar, e todos os brincantes, que estiverem no Sambódromo vão perceber a pista, o tamanho da pista. É nessa hora que todas as falhas serão corrigidas, para que no dia do desfile, tudo seja da melhor qualidade, porque a população merece”, exclamou Eliana.
Nesta segunda-feira, 24, segue a programação com:
- 19h às 20h30 – Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte
- 20h45 às 22h15 – Universidade de Samba Boêmios do Laguinho
- 22h30 às 0h – Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados.
Terça, 25
- 19h às 20h30 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela
- 20h45 às 22h15 – Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo
- 22h30 às 0h – Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Confira a ordem e horário dos desfiles:
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Embaixada de Samba – 21h
Solidariedade – 22h35
Império da Zona Norte – 0h10
Piratas Estilizados – 1h45
Império do Povo – 3h20
Sábado, 1º de março
Emissários da Cegonha – 21h
Unidos do Buritizal – 22h35
Boêmios do Laguinho – 0h10
Maracatu da Favela – 1h45
Piratas da Batucada – 3h20
Fonte: Agência de Notícias do Amapá