A encenação de um homem que sofreu um grave acidente de trânsito chamou a atenção dos brincantes no primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Amapá, nesta sexta-feira, 28. O teatro faz parte do ‘Bloco Desacelere’, campanha de conscientização lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) no Carnaval 2025.
A iniciativa é coordenada pela Escola Pública de Trânsito (EPT) junto à Operação Lei Seca, que abordaram os brincantes com materiais educativos e a realização do teste do etilômetro de forma pedagógica.
“Este trabalho educativo do Detran é constante no calendário festivo do Amapá, e tem o objetivo de fortalecer o combate aos sinistros de trânsito decorrentes da imprudência, conscientizando os brincantes a jamais dirigirem veículo se tiverem consumido bebida alcoólica”, pontuou o diretor da EPT, Ângelo Rodrigues.

O vendedor Pedro Gabriel, de 23 anos, parou para acompanhar e conversar com a equipe da Escola Pública de Trânsito, e destacou o impacto da iniciativa nos visitantes do evento.
“Essa campanha é muito válida e fundamental para incentivar os brincantes a pensarem mais antes de cometer uma infração de trânsito, colocando a vida de famílias em risco com uma atitude tão imprudente”, destacou o jovem.
A programação também estará presente no segundo dia de desfiles das escolas de samba na Avenida Ivaldo Veras, além do Carnaval de Santana, no Bloco “A Banda”, em Macapá, e na programação do município de Mazagão.

Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o desfile das escolas de samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas.
O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Confira a ordem e horário dos desfiles deste sábado:
- Emissários da Cegonha – 21h
- Unidos do Buritizal – 22h35
- Boêmios do Laguinho – 0h10
- Maracatu da Favela – 1h45
- Piratas da Batucada – 3h20
Fonte: Agência de Notícias do Amapá