Uma prévia do que será o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025 no Amapá aconteceu neste domingo, 23, no Sambódromo de Macapá, com o início dos ensaios técnicos das 10 agremiações carnavalescas do estado, que seguem até esta terça-feira, 25. O evento é aberto ao público e promete antecipar a energia, empolgação e a emoção dos brincantes.
O momento faz parte da programação do Carnaval do Meio do Mundo 2025, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado e de emenda do senador Davi Alcolumbre.

Cidade de Macapá
A primeira noite dos ensaios técnicos contou com as quatros agremiações do Grupo de Acesso. A Embaixada de Samba Cidade de Macapá, com o enredo, “A Vida é uma Feira”, foi a primeira a fazer o reconhecimento da passarela do samba amapaense.

Emissários da Cegonha
Em seguida, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha, que vai apresentar o tema, “Senhor de Si”, passou pela Ivaldo Veras com os seus principais pontos técnicos para avaliar som e iluminação.

Solidariedade
A terceira a entrar para o ensaio foi a Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade, com o enredo, “Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã – o Senhor da Renovação Constante”, trazendo a comunidade do bairro Jesus de Nazaré.

Unidos do Buritizal
A quarta, e última escola de samba da noite, no primeiro dia de ensaios, foi o Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal, com a temática, “Sou Caboclo Ribeirinho, de Corpo e Alma e Verdade, Sou Macapaba, Eis a Minha Identidade”.

Os ensaios técnicos são fundamentais para que as agremiações façam os últimos ajustes de sonorização, canto, bateria, iluminação, evolução e harmonia, na avenida do samba Ivaldo Veras, em preparação para o espetáculo, nos desfiles oficiais nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
Regras dos ensaios técnicos
Pelo regulamento da Liesap, o tempo estimado para cada escola é de 1h20. Nesta segunda noite de ensaios técnicos, com as escolas do Grupo Especial, a previsão de início é às 19h. O tempo de ajuste da passagem de som é de 20 minutos para cada agremiação e 60 minutos para realização do reconhecimento da pista e marcação dos sambistas.

Nesta segunda-feira, 24, segue a programação com:
- 19h às 20h30 – Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte
- 20h45 às 22h15 – Universidade de Samba Boêmios do Laguinho
- 22h30 às 0h – Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados.
Terça, 25
- 19h às 20h30 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela
- 20h45 às 22h15 – Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo
- 22h30 às 0h – Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada
Empolgação para turistas
O desfile das escolas de samba, que em 2023 voltou a ser realizado na estrutura do Sambódromo de Macapá, com articulação do Governo do Estado, se fortalece a cada ano. Fazendo parte da política de gestão ao fomento, à cultura popular e às tradições carnavalescas, o evento ajuda ainda a aquecer o turismo e o empreendedorismo, consolidando, assim, o Amapá no circuito de grandes eventos.
O grupo de guianenses que estava no estado para uma competição esportiva, aproveitou o clima carnavalesco para conhecer um pouco da cultura momesca do Amapá. Os amigos Manon Aubaily, Melaine Freitas e Nicolas Favard vivenciaram um pouquinho do que promete ser o desfile na avenida do samba amapaense.

“Viemos para uma competição de Beach Tênis e depois saímos para ‘turistar’ na cidade. Fomos ao centro comercial e aproveitamos para conhecer aqui, o Sambódromo onde passam as escolas e também ver um pouco do carnaval no Amapá. Já deu pra sentir o clima bom dessa cultura que encanta e é uma grande identidade do povo brasileiro”, destacou Melaine, que espera voltar mais vezes ao Amapá.
A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, comemora o sucesso que a programação carnavalesca do Governo do Estado vem promovendo para o desenvolvimento do setor, da economia e da cultura do Amapá.

“Estamos já com a nossa rede hoteleira bastante aquecida, e chegamos a uma nova fase do carnaval, a fase das fortes emoções, da expectativa nas comunidades, chegando bem pertinho dos dias decisivos, que são os desfiles na avenida Ivaldo Veras. Então, agora é reta final, e graças a Deus, o nosso turismo, a nossa economia, a nossa cultura está bem fortalecida”, celebrou.
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Confira a ordem e horário dos desfiles:
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Embaixada de Samba – 21h
Solidariedade – 22h35
Império da Zona Norte – 0h10
Piratas Estilizados – 1h45
Império do Povo – 3h20
Sábado, 1º de março
Emissários da Cegonha – 21h
Unidos do Buritizal – 22h35
Boêmios do Laguinho – 0h10
Maracatu da Favela – 1h45
Piratas da Batucada – 3h20
Fonte: Agência de Notícias do Amapá