InícioAmapáAlunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco recebem ‘aula’ sobre direitos...

Alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco recebem ‘aula’ sobre direitos do consumidor em Macapá

Projeto iniciou nesta segunda-feira, 24, e atenderá escolas da rede estadual de Macapá e outros sete municípios do Amapá

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP), em parceria com o Instituto Iases, deu início ao projeto “Consumidor do Futuro – O Aluno Como Agente Multiplicador” na Escola Estadual Barão do Rio Branco, nesta segunda-feira, 24, em Macapá. A iniciativa busca conscientizar os estudantes do ensino médio sobre os direitos do consumidor, com palestras, oficinas e uma cartilha educativa para tornar o aprendizado mais acessível e interativo. 

A ação também será realizada em outras instituições públicas de ensino da capital, como as escolas Tiradentes, Alexandre Vaz Tavares, Colégio Amapaense e Gabriel de Almeida Café. Além disso, o projeto atenderá os municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Itaubal, Porto Grande, Oiapoque e Tartarugalzinho. O projeto busca transformar os alunos em multiplicadores de conhecimento, levando informações para suas famílias e comunidades.

Diretor-presidente do Procon-AP, Matheus Costa

“Nosso objetivo é capacitar os jovens para que eles compreendam seus direitos e deveres como consumidores. Acreditamos que, ao levar essa informação para dentro das escolas, estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para o mercado de consumo”, reforçou o diretor-presidente do Procon-AP, Matheus Costa.

Introdução do Direito do Consumidor foi abordada de forma interativa e simplificada aos estudantes

Durante a palestra na Escola Barão do Rio Branco, os estudantes tiveram contato direto com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e puderam compreender melhor seus direitos e deveres no dia a dia. A aluna do 9º ano, Amanda Rabelo, de 14 anos, destacou a importância da ação.

Amanda Rabelo, de 14 anos

“Acho necessário essa palestra porque todos nós somos consumidores. Quando a gente vai ao cinema com os amigos, por exemplo, estamos consumindo algo. Então, é fundamental saber nossos direitos para não sermos enganados, seja pelo preço da pipoca, do refrigerante ou do ingresso. É muito bom a escola trazer esse tipo de conhecimento para a gente”, destacou Amanda.

Palestra busca iniciar o ensino dos direitos aos estudantes, para que possam replicar o conhecimento para famílias e comunidades

O coordenador do Instituto Iases, Adriano Trajano, enfatizou que a educação para o consumo é um tema essencial para a formação dos jovens. Segundo Trajano, entender os direitos do consumidor desde cedo contribui para que os estudantes se tornem cidadãos mais críticos e responsáveis em suas relações de consumo. 

Coordenador do Instituto Iases, Adriano Trajano

“Queremos que esses alunos se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido, levando essas informações para suas famílias e comunidades. Assim, conseguimos ampliar o alcance da educação para o consumo consciente.”, afirmou Trajano.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA